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Título: A formação de um Mega Agrupamento e o desenvolvimento de novas práticas de organização, gestão e avaliação : um estudo de caso
Autor: Oliveira, Maria Celeste Paulo José de
Orientador: Almeida, José Maria de
Palavras-chave: Mega Agrupamento
Autonomia
Gestão Estratégica
Organização aprendente
Parceria
Mega Group
Autonomy
Strategic Management
Learner Organization
Partnership
Data de Defesa: 2-Jul-2014
Resumo: Com o objetivo de sabermos como é que os Agrupamentos de escolas são as novas unidades de gestão, capazes de dar cumprimento à missão da escola pública com equidade e igualdade, elaboramos este trabalho a partir de uma questão inquietante, que era “Como é que a formação de um Mega Agrupamento contribui para o desenvolvimento de novas práticas de organização, gestão e avaliação” ? Este estudo foi realizado com recurso ao método do estudo de caso e o nosso objeto concreto corresponde a uma organização específica, da área da grande Lisboa, aqui designado por “Nenúfar”. Para tal fizemos uma análise dos diferentes normativos a partir da LBSE (Decreto – Lei n.º 46/86) até à publicação do Decreto-Lei n.º 75/2008, sem esquecer o Despacho n.º 4463/2011. Para compreender ainda as políticas subjacentes ao reordenamento da rede escolar e transferência de competências para o poder local, fizemos uma análise dos programas eleitorais de vários Governos Constitucionais. Do ponto de vista teórico realizámos um enquadramento histórico e teórico do processo de autonomia e evolução da rede escolar (capítulo 1), uma visão global da autonomia na Europa (Capítulo 2) e da burocracia centralizada à autonomia comunitária/dinâmicas organizacionais. Metodologicamente, escolhemos o estudo de caso, e como instrumentos de recolha de dados, elegemos a entrevista, o inquérito e a análise documental. Os dados resultantes das entrevistas e dos questionários foram analisados de acordo com as categorias e subcategorias definidas e/ou daí resultantes, tendo-se concluído que a realidade do estudo de caso na prática apresenta grandes diferenças relativamente aos normativos e ao discurso político dos programas eleitorais dos vários Governos Constitucionais.
units, able to comply with the public school's mission with fairness and equality, we elaborated this work from a disturbing issue, which was "how forming a Mega Group contributes to the development of new practices of organization, management and evaluation?” This study was conducted using the case study method and our concrete object corresponds to a specific organization, in the Greater Lisbon area, here referred to as "Nenúfar". Therefore we made an analysis of the different laws from the LBSE (Decree-Law n.º 46/86) until the publication of Decree-Law n.º 75/2008, without forgetting the Decree n.º 4463/2011. To understand the policies underlying the reordering of the school network and transfer of powers to the local government, we made an analysis of the electoral programs of several Constitutional Governments. From the theoretical point of view we have a historical and theoretical framework of the autonomy process and evolution of school network (Chapter 1), a global vision of autonomy in Europe (Chapter 2) and of centralized bureaucracy to a community autonomy/organizational dynamics. Methodologically, we chose the case study, and as data collection instruments, we elected the interview, the questionnaire and the analysis of documents. The resulting data from the interviews and questionnaires were analyzed according to the categories and subcategories defined and/or resulting there from and it was concluded that the reality of the case study in practice presents major differences with regard to the laws and political discourse of the electoral programs of the several Constitutional Governments.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15271
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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