Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15261
Título: A comunicação integrada de marketing : um novo sentido para a comunicação da Maria Papoila
Autor: Carolino, Francisca Maria Castro Lopes Rodrigues
Orientador: Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias
Palavras-chave: Comunicação Integrada de Marketing (CIM)
Marca Corporate
Identidade Corporate
Plano de Comunicação Integrado de Marketing
Estratégia
Notoriedade
Coerência
Identidade Visual
Integrated Marketing Communication (IMC)
Corporate Brand
Corporate Identity
Integrated Marketing Communications Plan
Strategy
Awareness
Consistency
Visual Identity
Data de Defesa: 24-Set-2014
Resumo: Na sociedade actual, caracterizada por mercados competitivos, por excesso de oferta relativamente à procura, e por uma sobrecarga da informação em circulação e dos estímulos comunicacionais, o papel da comunicação torna-se decisivo e imprescindível, pelo que qualquer marca lhe deveria dedicar tempo e dinheiro. Num panorama mediático multiplataforma e multitarefa, a uniformização de regras, comunicação e valores são também preocupações a ter em conta por forma a garantir a coerência em todas as peças de comunicação. Este relatório debruça-se sobre a exploração do conceito de comunicação integrada de marketing (CIM), bem como sobre a importância do seu planeamento estratégico com o intuito de providenciar clareza, coerência e impacto por meio de mensagens integradas. A falta de planeamento estratégico por parte da marca em estudo e a falta de clareza e coesão das mensagens comunicadas conduziu à elaboração do relatório com este formato com o intuito de aprofundar o desenvolvimento de um plano de comunicação numa perspectiva integrada, respondendo assim a uma necessidade fundamental da organização que acolheu o estágio. Deste modo, foram delineadas estratégias e tácticas que pretendem não só catalisar uma mudança de atitude, mas também demonstrar um novo sentido de comunicação, integrado, transformando o que até agora é apenas o nome de uma empresa numa marca corporate com reputação com um posicionamento claro e uma reputação positiva.
In today's society, characterized by competitive markets, by excess supply over demand, and an overload of information in circulation and communication stimuli, the role of communication becomes crucial and essential in a way that any brand should devote it time and money. In a multiplatform and multitasking media landscape, the standardization of rules, communication and values are also concerns to be taken into account as a way to ensure consistency in all communication pieces. This report focuses on the exploration of the concept of integrated marketing communication (IMC) as well as on the importance of its strategic planning in order to provide clarity, consistency and impact through integrated messaging. The lack of strategic planning by the brand under study and the lack of clarity and cohesion of its communicated messages led to the elaboration of the report in this format in order to further develop a communication plan with an integrated perspective, as a response to a critical need of the organization that hosted the internship. Thus, strategies and tactics were outlined aiming not only to catalyze a change of attitude, but also to demonstrate a new sense of communication, integrated, transforming what so far is just the name of a company to a corporate brand, with a reputation, a clear positioning and a positive reputation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15261
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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