Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15248
Título: Que relação existe entre as estratégias de autorregulação na escrita e a motivação?
Autor: Oliveira, Andreia Heloísa Freitas de
Orientador: Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
Palavras-chave: Escrita
Autorregulação da aprendizagem
Estratégias de autorregulação na escrita
Autoeficácia em Português
Objetivos de realização
Writing
Learning self-regulation
Writing self-regulation
Self-efficacy in Portuguese
Achievement of goals
Data de Defesa: 25-Fev-2014
Resumo: A presente dissertação pretende contribuir para expandir o conhecimento sobre a Autorregulação na escrita e, as suas relações com a Motivação. Assim, os objetivos gerais do estudo são: a) caracterizar os alunos da amostra em termos de Autorregulação na escrita e da Motivação (operacionalizou-se esta variável neste estudo através da autoeficácia em português e dos objetivos de realização); b) estudar de que forma as Estratégias de Autorregulação na Escrita e a Motivação variam em função das variáveis sociodemográficas; c) verificar se as Estratégias de Autorregulação na Escrita e a Motivação se encontram relacionadas entre si e de que forma. O estudo contemplou 726 alunos do 3ºCEB. Na avaliação foram utilizados os intrumentos: a) Questionário Sóciodemográfico; b) Escala de Estratégias de Autorregulação e Escrita (Oliveira & Dias, in press); c) Escala de Auto-Eficácia Académica (Neves & Faria, 2005) e; d) o Questionário dos Objetivos de Realização (Gonçalves, Lemos & Rodrigues, 2008). Os principais resultados do estudo permitiram verificar que as estratégias de autorregulação na escrita se encontram relacionadas positivamente com a motivação. Ou seja, maiores estratégias de autorregulação na escrita associam-se a uma maior autoeficácia em português e a maiores objetivos para a mestria e para o desempenho.
This thesis aims to contribute to expanding knowledge about self-regulation in the writing, and its relations with Motivation. Thus, the overall objectives of the study are: a) characterize the sample of students in terms of self-regulation in writing and Motivation (this variable is operationalized in this study through self-efficacy in Portuguese and objectives of performance); b) to study how the Self-Regulation Strategies in Writing and Motivation vary according to social demographic variables, c) verify whether and how the self-regulation strategies in writing and motivation are related. The study included 726 students from the 3rd cycle of elementary education. These were the instruments used for assessment: a) social demographic questionnaire; b) Scale of Self-Regulation Strategies and Writing (Oliveira & Dias, in press); c) Academic Self-Efficacy Scale (Neves & Faria, 2005) and; d) the Questionnaire of Performance Objectives (Gonçalves, Lemos & Rodrigues, 2008). The main results of the study allowed us to verify that the self-regulation strategies in writing are positively related to motivation. In other words, greater self-regulation strategies in writing are associated with greater self-efficacy in Portuguese and higher goals for mastery and performance.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15248
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