Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15226
Título: Saúde mental, bem-estar subjetivo, satisfação com o suporte social e comportamentos de saúde em praticantes de Yoga
Autor: Faria, Isabel Maria da Quinta Castro
Orientador: Costa, Eleonora Cunha Veiga
Palavras-chave: Yoga
Saúde Mental
Bem-estar subjetivo
Suporte Comportamentos
Mental Health
Subjective well-being
Social Support
Health behaviors
Data de Defesa: 20-Mar-2014
Resumo: O Yoga promete ser uma intervenção terapêutica eficaz na área da saúde mental. No entanto, os estudos da sua relação com a saúde ainda são escassos. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre a prática do Yoga e a saúde mental, bem-estar subjetivo, satisfação com o suporte social e os comportamentos de saúde em 107 praticantes de Yoga, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos, provenientes dos distritos de Braga, Porto e Santarém. O método do estudo é quantitativo, preditivo, transversal e correlacional. A recolha de dados processou-se através de instrumentos de auto-relato: Brief Symptom Inventory (BSI), o Índice de Bem-Estar Pessoal (IBP), a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e o Questionário de Atitudes e Comportamentos de Saúde (QACS). Os resultados indicaram existir relação entre o tempo de prática de Yoga e a saúde mental, o bem-estar subjetivo e os comportamentos de saúde dos seus praticantes, com excepção da satisfação com o suporte social, na qual não se verificou relação. Conclui-se que o Yoga promove um estilo de vida saudável e está relacionado com a saúde dos seus praticantes.
Yoga promises to be an effective therapeutic intervention in mental health. However, studies of its relation to health are scarce. The aim of this study is to examine the relation between the practice of Yoga and mental health, subjective well-being, satisfaction with social support and health behavior in 107 practitioners, of both genders, aged between 18 and 75 years, from the districts of Braga, Porto and Santarém. The study method is quantitative, predictive, correlational and cross-sectional. The data collection was processed through self-report instruments: Brief Symptom Inventory (BSI), Índice de Bem-Estar Pessoal (IBP), Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) and the Questionário de Atitudes e Comportamentos de Saúde (QACS). The results indicated a relation between the time of Yoga practice and mental health, subjective well-being and health behaviors of its practitioners, with the exception of satisfaction with social support, in which there was no relation with Yoga. Is concluded that Yoga fosters a healthy lifestyle and is related to the health of its practitioners.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15226
Aparece nas colecções:FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Isabel.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.