Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15155
Título: Perceções acerca do impacto do desporto escolar na delinquência juvenil
Autor: Carvalho, Hugo Magalhães de
Orientador: Matos, Raquel
Veríssimo, Lurdes
Data de Defesa: 22-Jul-2014
Resumo: O presente estudo assume como objetivo geral compreender o papel do desporto escolar enquanto fator protetor ou fator de risco para a delinquência juvenil. Esta associação do Desporto Escolar como fator de proteção ou fator de risco pode revelar-se bastante complexa, uma vez que a literatura que procura uma ligação entre a participação desportiva e a Delinquência Juvenil é escassa e apresenta resultados mistos (Gardner, Roth, & Brooks-Gunn, 2011). Neste sentido, a investigação que se apresenta compreenderá dois estudos empíricos, um de natureza quantitativa e um de natureza qualitativa, permitindo assim um maior aprofundamento desta relação. É esta combinação das metodologias, quantitativa e qualitativa, que, no final, irá fornecer o pleno conhecimento sobre as questões e objetivos de pesquisa (Hinton, 2004). Os resultados obtidos no estudo de cariz quantitativo não são suficientemente esclarecedores, não sendo possível compreender a relação existente entre a prática do Desporto Escolar e a incidência de comportamentos delinquentes e desviantes. Contudo, apesar de o estudo quantitativo não evidenciar relação entre Delinquência Juvenil e Desporto Escolar, os resultados do estudo qualitativo demonstram que os professores salientam um impacto positivo do Desporto Escolar a vários níveis, nomeadamente ao nível pessoal, social, escolar e familiar. Contudo, no que respeita à perceção acerca do papel do Desporto Escolar enquanto fator de proteção ou fator de risco para a Delinquência Juvenil, os resultados são mistos, apesar de um elevado predomínio de excertos que o associam como fator protetor da incidência de comportamentos delinquentes. Assim, foi possível concluir uma congruência com o que tem vindo a ser identificado na literatura, confirmando a complexidade deste fenómeno, sendo possível, no entanto, destacar vários fatores que poderão permitir uma melhor compreensão do mesmo em investigações futuras.
The present study assumes as general purpose the understanding of the role of school sports while protective factor or risk factor for juvenile delinquency. This association of School Sports as protective factor or risk factor can prove to be quite complex, since the literature that seeks a relation between sport participation and Juvenile Delinquency is scarce and shows mixed results (Gardner, Roth, & Brooks-Gunn, 2011). In this sense, the presented research comprises two empirical studies, one of quantitative nature and the other of qualitative nature, thus allowing a deeper understanding of this relationship. This combination of methodologies, quantitative and qualitative, will, at the end, provide the knowledge about the issues and the aims of the research (Hinton, 2004). The results obtained in the quantitative nature study are not sufficiently enlightening, being therefore not possible to understand the relationship between the practice of School Sports and the incidence of delinquent and deviant behavior. However, though the quantitative study shows no relationship between Juvenile Delinquency and School Sports, the results of the qualitative study show that teachers emphasize a positive impact of School Sports at various levels, namely personal, social, school and family. Nonetheless, regarding the perception about the role of School Sports as protective factor or risk factor for Juvenile Delinquency, results are mixed, despite the high predominance of excerpts that associate it as a protective factor in the incidence of delinquent behavior. Thus, it was possible to conclude for congruence with what has been identified in the literature, confirming the complexity of this phenomenon, being possible, however, to highlight several factors that may allow a better understanding of the same in future investigations.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15155
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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