Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15150
Título: Liderança distribuída : um estudo de caso sobre Servant Leadership
Autor: Barros, Maria Francisca Carvalho de Lima
Orientador: Cunha, Liliana
Oliveira, Eduardo
Palavras-chave: Liderança
Liderança Servidora
Líderes
Liderados
Leadership
Servant Leadership
Leaders
Led
Data de Defesa: 24-Jul-2014
Resumo: O presente estudo visa perceber o processo de liderança numa organização portuguesa de acordo com o modelo de Servant Leadership, bem como analisar as relações interpessoais entre os líderes e liderados. Finalmente visa identificar o estilo de liderança adotado por dois líderes nesta organização. Sendo a liderança organizacional tópico de estudo desde há longo tempo, recentemente têm surgido modelos que sugerem um líder mais ético e servidor, bem como uma maior distribuição de poder entre líderes e liderados. Para os efeitos da análise, desenvolveu-se uma pesquisa com oito participantes, dois diretores, um do departamento dos Recursos Humanos e o outro do Serviço de Apoio ao Cliente, e seis liderados, três de cada departamento. A metodologia utilizada foi qualitativa, sendo o design de investigação o caso múltiplo. Privilegiou-se a entrevista semiestruturada individual e os dados foram analisados através do software NVIVO10 mediante uma análise de conteúdo. Tornou-se claro que o modelo, Servant Leadership não está presente nos dois processos de liderança. O líder do departamento de Recursos Humanos, apesar de orientado para as pessoas e de envolver os seus liderados, não denota características de um líder servidor, sendo um líder democrático. Relativamente, ao líder do departamento Apoio ao Cliente, constatou-se um estilo bastante diferenciado, uma vez que este líder é centrado nas tarefas sem se preocupar com as pessoas mas sim em cumprir os objetivo, privilegiando a delegação de tarefas e um estilo autocrático de liderança. A forma como o líder do departamento de recursos humanos se perceciona vai de encontro à perceção que os seus liderados têm a seu respeito e a forma como o líder do departamento de Apoio ao Cliente se perceciona a si próprio é igual à forma como a maioria dos seus liderados o percecionam, à exceção de um liderado.
Finally it aims at identifying the leadership style of two leaders in this organization. The organizational leadership has been a study topic for a long time,recently new models that suggesta a more ethic and servant leader. As well as a wider distribution of power among leaders and subordinates. For analysis purposes a search was developed with eight participants: Two directors, one from the Human Resources Department and the other one from the the Customer Service and six subordinates three from each department. The methology used was a qualitative one and the investigation design was the multiple case. The semistructured interview was previledged and data was analysed by software NVIVO10 through content analysis. It became clear that the Servant Leadership Model is not present in both leadership processes. The Human Resources Department leader although being person oriented and involving the subordinates has not shown leader server characteristics, being a democratic leader. The Customer Service leader has shown a very diferentiated style as this leader is centered in tasks without caring about people , favouring goal achievement and delegating tasks in an autocrat leadership style. The way the Human Resources leader is perceived matches the perception the subordinates have about him ,and the way the Customer Service leader perceives himself is the same as the majority of his subordinates see him except for one subordinate.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15150
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Maria Francisca Barros.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.