Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15067
Título: Ensino Profissional : construir um projeto de vida : retratos de uma missão possível nas escolas secundãrias públicas
Autor: Novo, Carlos Alberto Gomes Lopes
Orientador: Palmeirão, Cristina
Palavras-chave: Mudança
Trabalho Colaborativo
Envolvimento dos Intervenientes
Escola Aprendente
Imagem Social do Ensino Profissional
Sucesso dos Alunos
Change
Collaborative Work
Involvement of the Intervenients
School in a Learning Process
Social Image of Vocational Education
Students’success
Data de Defesa: 29-Out-2012
Resumo: O presente trabalho reflexivo versa sobre a minha vivência dos últimos seis anos de carreira que considero muito significativa no meu percurso profissional, uma vez que diz respeito ao desenvolvimento de uma nova modalidade de ensino para as escolas secundárias públicas. Essa experiência visou a implementação e o desenvolvimento de cursos profissionais de nível secundário e foi vivida entre os anos letivos 2006/2007 e 2010/2011 no Agrupamento de Escolas de Melgaço e, no último ano letivo 2011/2012, na Escola Secundária de Monção. Estes cursos pretendem formar profissionais, valorizando, por isso, o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão. São cursos para alunos que têm aspirações e vocações diferentes: ingresso no mercado de trabalho após a conclusão do 12º ano de escolaridade, dominando as competências básicas para o desempenho de uma profissão e permitindo o prosseguimento de estudos. Os cursos profissionais devem enquadrar os jovens de forma atualizada e integrada no mercado de trabalho, como profissionais completos e como cidadãos esclarecidos e participativos. Esta reflexão inicia-se com a narração dos factos ocorridos nesses seis anos, no desenvolvimento de cursos profissionais que foram caraterizados pela mudança, pelo trabalho colaborativo, pelo envolvimento dos intervenientes, pela escola aprendente, pela imagem social desses cursos e pelo sucesso dos alunos, e que favoreceram a minha emancipação profissional. Posteriormente efetuou-se a sua elucidação e interpretação à luz de quadros teóricos das Ciências da Educação. A reflexão sobre a experiência vivida no terreno, em duas escolas totalmente diferentes, mostra a importância do desenvolvimento, com qualidade, do ensino profissional por parte das escolas secundárias públicas, no sentido de cumprir as metas definidas no Programa Nacional de Reformas, Portugal 2020.
This essay is a reflection on the last six years of my career which I consider very significant in my professional trail, for it refers to the development of a new mode of teaching in public secondary schools. That experience targeted the implementation and development of vocational courses at a secondary level and was experienced between the scholar years of 2006/2007 up to 2010/2011 at the “Agrupamento de Escolas de Melgaço” and this last scholar year of 2011/2012 at the Secondary School of Monção. These courses aim vocational training of teenagers, valuing, therefore, the development of competences to perform a certain job/profession. They are vocational courses for students who have different aspirations and vocations: entering a workforce in the labor market after finishing grade 12, where basic skills to perform a job is dominant but can also give the opportunity to continue higher school education. The vocational courses should fit the youths in an updated and integrated way in the working world, as complete professionals and as enlightened and engaged citizens. This reflection begins with a narration of facts occurred throughout those six years during the development of vocational courses mostly characterized by change, by collaborative work, by the involvement of the intervenients, by a school in a learning process, by a social image of those courses and by the students’ success and that helped my professional emancipation. Subsequently, its elucidation and interpretation was made in the light of the theoretical frameworks of the Education Sciences. The reflection of the experience on the ground in two totally different school realities show the importance of the development of vocational education with quality made by the public secondary schools, as a sense of accomplishing the goals defined by the National Reform Programs, Portugal 2020.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15067
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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