Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15007
Título: As tutorias na escola para todos
Autor: Almeida, Sandra Mónica Dias
Orientador: Palmeirão, Cristina
Palavras-chave: Inclusão
Tutoria(s)
Flexibilidade
Aprendizagem
Desenvolvimento
Inclusion
Tutorial
Flexibility
Learning
Development
Data de Defesa: 2-Jun-2014
Resumo: O presente relatório pretende ser um ato de reflexão sobre um percurso profissional de uma professora, que partilhando as suas vivências, as questiona e reflete. A reflexão surge estruturada em torno de dois eixos, por um lado a professora: o olhar sobre si mesma e por outro as outras funções exercidas na escola: a coordenadora e a tutora. A primeira parte do relatório é um exercício de introspeção pessoal e profissional, o reviver memórias, experiências, vivências. Uma viagem pelo estágio integrado e por um devir constante. Na segunda parte procurou-se a interpretação dessas vivências à luz dos contributos das Ciências da Educação. Perspetivar os desafios da escola atual e do professor em aprendizagem contínua. A transformação das escolas para prover a Educação Para Todos implica torná-las capazes de oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos, atendendo às peculiaridades de cada um, implica uma escola flexível, uma escola que aprende, que procura a melhoria, mas também de professores reflexivos e comprometidos com a instituição. Mas porque a orientação e o apoio educativo dos alunos são, hoje, uma necessidade que tem vindo a ser reconhecidas pelas escolas, que procuram dar respostas aos desafios e exigências atuais, procuramos enquadrar as tutorias, como medidas de promoção do sucesso escolar e a prevenção de comportamentos de risco. A função tutorial encerra traços e características que apontam para a diversidade, para o desenvolvimento integral do aluno. E, nesse sentido, traça e constrói caminhos para a melhoria das aprendizagens. Refletimos, ainda, sobre o (nosso) projeto ―Tutorias – crescer com sentido‖. Um projeto desenvolvido na escola e, a partir dele, analisamos para melhor compreender, a matriz teórica, o quadro legislativo e a dinâmica de ação/intervenção. A lógica é a do trabalho autónomo e, claramente, a aprendizagem ―autêntica‖ (Azevedo, 2011:133). Concluímos que, as práticas das tutorias se vão construindo paulatinamente, tendo em consideração a unicidade de cada escola e a pessoalidade de cada um dos nossos alunos.
The present report intends to be an act of reflexion about a professional journey of a teacher who sharing her life, questions and reflects tem. The reflexion comes structured around two dimensions (shafts), by one side the one of a teacher: the look upon herself and on the other side the other functions performed at school: the co-ordinator and the tutoress. The first part of the report is an exercise of personal and professional self-analysis, the rebirth of memories, experiences and life. A voyage through the integrated probationary period and a constant look for an improvement. On the second part of the report we looked for an interpretation of this lives through the contribution of Education Sciences. Prospecting the challenges of nowadays school and of the teachers in continuous learning the schools to promote Education For Everybody implies to became them capable of offering a quality teaching for all students paying attention to the peculiarities of each one implying a flexible school, a school which learns, which looks for an improvement, but also of flexible teacher an involved with the institution. But because the orientation and the educational support of the students are, today, a need that has been recognized by school, witch for giving answers to the challenges and actual demands, we look for framing the tutorials, as promoting measures of scholar success and the prevention of risk behaviours. The tutorial function closes lines and characteristics that point out to the diversity to the full development of the student. And, in this sense, draws and builds way to a better learning. We still reflect about (our) project ―Tutorials – grow with sense‖. A project developed at school and, from it, we analyse to understand better, the theorician mould, the research, the legislative board an the dynamic on action/learning. The logic is the one of the autonomous work and clearly the authentic learning (Azevedo, 2011:133). We conclude that the practices of tutorials are going to be build slowly having on consideration the oneness of each school and the personality of each of our students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15007
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese - Final.pdf665,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.