Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14995
Título: Programas de educação em Enfermagem acerca da espiritualidade: uma revisão sistemática
Outros títulos: Nursing educational programs about spirituality: a systematic review
Programas de formación de enfermería sobre la espiritualidad: una revisión sistemática
Autor: Caldeira, Sílvia
Narayanasamy, Aru
Palavras-chave: Currículo
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Espiritualidade
Curriculum
Students nursing
Education nursing
Spirituality
Curriculum
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
Espiritualidad
Data: 2011
Citação: CALDEIRA, Sílvia; NARAYANASAMY, Aru - Programas de educação em Enfermagem acerca da espiritualidade: uma revisão sistemática = Nursing educational programs about spirituality: a systematic review= Programas de formación de enfermería sobre la espiritualidad: una revisión sistemática. Cuidarte Enfermagem. Catanduva-SP. ISSN: 1982-1166. 5:2 (2011) 123-128
Resumo: Os enfermeiros devem prestar cuidados espirituais de forma integral, competente e responsável. Para isso, devem ser educados do mesmo modo que o são para outros aspectos essenciais da sua prática. As investigações neste tema têm sugerido a inclusão da espiritualidade nos currículos de enfermagem, mas não indicam estratégias concretas. Esta revisão tem por objetivo identificar os programas de educação desenvolvidos com estudantes de enfermagem, publicados desde 2000 até 2010. Revisão sistemática realizada em bases de dados eletrônicas e nas referências dos artigos selecionados. Foram encontrados 16 programas. Existem semelhanças entre os conteúdos e os métodos adotados. O objetivo principal dos programas é o desenvolvimento de conhecimento e competências na prestação de cuidados espirituais. A partilha destes programas é útil aos enfermeiros, visto que existe uma necessidade de incluir este tema na educação em enfermagem e clarificar possíveis metodologias.
Nurses are expected to provide spiritual care as an integrative, competent and responsible manner. They must be educated to that as well as they are to other essential subjects to their practice. Many suggestions have been given to the inclusion of spirituality in nursing curricula, but do not indicate concrete strategies. The objective of this review is to identify about the education programs with nursing students published from 2000 to 2010. Systematic review and some electronic databases were searched and references of the retrieved articles were reviewed. 16 programs were found. Some similarities on the contents and various educational methods were present. The programs’ central objective is the development of nursing students’ knowledge and competences in providing spiritual care. Sharing these programs will be useful to nurses as they strive to incorporate spiritual care in nursing education and to clarify their possible concerns in how to do it.
Se espera que los enfermeros ofrezcan atención espiritual de una manera completa, competente y responsable. Deben ser educados como a otros aspectos esenciales de su práctica. Algunas sugerencias se han ofrecido para la inclusión de la espiritualidad en los programas de enfermería, pero no indican las estrategias concretas. Esta revisión tiene como objetivo identificar los programas con los estudiantes de enfermería, publicados desde 2000 hasta 2010. Revisión sistemática través de la búsqueda realizada en bases de datos electrónicas y referencias de los artículos seleccionados. Resultan en 16 programas. Hay similitudes entre el contenido y los métodos adoptados. El objetivo esencial de los programas es desarrollar conocimientos y habilidades en la atención espiritual. La divulgación de estos programas es útil para los enfermeros, ya que hay una urgente necesidad de incluir este tema en la educación de enfermería y aclarar las posibles formas de hacerlo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14995
ISSN: 1982-1166
Versão do Editor: http://fundacaopadrealbino.org.br/facfipa/ner/pdf/CuidArte%20Enfermagem%20v.%205,%20n.%202,%20jul.-dez.%202011.pdf
Aparece nas colecções:EE-UEEL - Artigos em revistas internacionais com Arbitragem / Papers in international journals with Peer-review

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2011_artigo_Cuidarte_5(2)123,128.pdf212,48 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.