Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14982
Título: Oferta formativa e necessidades de alfabetização dos educandos : Centro de Alfabetização de Natete Monapo
Autor: Nhamposse, Alice Albertina
Orientador: Baptista, Isabel
Azevedo, Joaquim de
Palavras-chave: Oferta Formativa
Necessidades dos Educandos
Training Offer
Needs of Learners
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este trabalho corresponde ao relatório de uma pesquisa elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Pedagogia Social, com a intenção de compreenderem que medida a oferta formativa atualmente existente em Moçambique no âmbito da alfabetização e educação de adultos vai ao encontro das necessidades dos educandos. Para concretizar esta investigação, tomou-se como base de referência empírica o projeto de alfabetização e educação de adultos do centro de Natete, província de Nampula, de modo a analisar os principais processos pedagógicos promovidos no âmbito do programa de alfabetização e educação de adultos, bem como as perceções dos educandos em relação à oferta formativa e às práticas de formação desenvolvidas pelo Centro. O estudo foi desenvolvido em torno de duas vertentes: política educativa e necessidades dos adultos. Na primeira vertente, fez-se uma reflexão sobre o papel que o sistema educativo desempenha na vida social, política e cultural dos cidadãos e, na segunda vertente, uma reflexão sobre a forma como as necessidades dos adultos são traduzidas nos processos pedagógicos promovidos pelos centros de alfabetização e educação de adultos. O marco teórico enquadra-se principalmenteno campo da pedagogia social, enquanto disciplina das ciências da educação que inclui as dinâmicas da formação ao longo da vida desenvolvidas numa lógica sociocomunitária. A análise dos dados sugere a existência de uma divergência entre a visão geral da política em vigor no que se refere aos processos da alfabetização e as necessidades dos educandos. Tendo estes dados, considera-se importante refletir sobre as estratégias de adequação da oferta formativa, conforme se recomenda nas considerações finais do presente estudo.
This paper corresponds to a research carried out in the framework of the doctoral program in Educational Sciences in the area of deepening of Social Pedagogy, with the intent to understand to what extent the currently existing training offer in Mozambique in the context of literacy and education report adults will meet the needs of learners. To accomplish this investigation, we took as the basis of empirical reference design literacy and adult education center of Natete, Nampula province, in order to analyze the main pedagogical processes promoted under the literacy and adult education program, well as the perceptions of students in relation to training provision and training practices developed by the Centre.The study was developed around two aspects: political and educational needs of adults. In the first part, there was a reflection on the role that the education system plays in social and cultural life, politics and citizens, in the second part, a reflection on how the needs of adults are translated into pedagogical processes promoted by the centers literacy and adult education. The theoretical framework falls mainly in the field of social pedagogy as a discipline of science education that fits the dynamic formation lifelong developed socio-communitarian logic. Data analysis suggests the existence of a difference between the overview of policy in place with regard to the processes of literacy and the needs of the learners. Having this data in reference,it is consideredimportantto reflect onthe strategiesadequacyof the training offer, as is stressedin the final considerations of this study.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14982
Aparece nas colecções:FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese do doutoramento_versão FINAL.pdf2,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.