Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14979
Título: Validation of nursing diagnoses: the differential diagnostic validation model as a strategy
Outros títulos: Validação de diagnósticos de enfermagem: o modelo diferencial como estratégia
Validación de diagnósticos de enfermería: el modelo diferencial como estrategia
Autor: Caldeira, Sílvia
Chaves, Érika de Cássia Lopes
Carvalho, Emília Campos de
Vieira, Margarida Maria da Silva
Palavras-chave: Nursing
Nursing diagnosis
Validation studies
Enfermagem
Diagnóstico de enfermagem
Estudos de validação
Diagnosticos de enfermería
Enfermería
Estudios de validación
Data: 2012
Citação: CALDEIRA, Sílvia [et al.] – Validation of nursing diagnoses: the differential diagnostic validation model as a strategy = Validação de diagnósticos de enfermagem: o modelo diferencial como estratégia = Validación de diagnósticos de enfermería: el modelo diferencial como estrategia. Journal of Nursing UFPE On line [em linha] , 6:6 (2012), 1141-1145. Disponível em http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewArticle/2532. ISSN 1981-8963.
Resumo: Objective: to analyze the contribution and limits of the use of Richard Fehring’s differential diagnostic validation model, as a methodological strategy in the validation of diagnoses. Method: theoretical review about the differential diagnostic validation model for the validation of NANDA-I nursing diagnoses. Results: the nursing diagnosis constitutes the step that precedes and promotes the appropriate nursing intervention. The correct identification of the diagnosis is fundamental for effective interventions.The presentation of a structured classification of diagnoses, such as for example the taxonomy II of NANDA-I, facilitates the clinical judgment of the nurse. It is necessary that the diagnoses are clear and that the defining characteristics are specific, and the validation studies contribute to this objective. Conclusions: the differential diagnostic validation model permits the validation of differences between diagnoses with very similar meanings; however, it is little known and applied in the validation studies. It is a methodology that can be useful for the accuracy of diagnoses and for contribution to the current discussion of taxonomy II and its new proposals.
Objetivo: analisar a contribuição e limites no uso do modelo diferencial de diagnósticos de Richard Fehring, como estratégia metodológica na validação de diagnósticos. Método: revisão teórica sobre o modelo diferencial para a validação de diagnósticos de enfermagem da NANDA-I. Resultados: o diagnóstico de enfermagem constitui a etapa que precede e favorece a intervenção adequada do enfermeiro. A identificação correta do diagnóstico é fundamental para que as intervenções sejam eficazes. A apresentação sistematizada dos diagnósticos em classificações, como por exemplo a taxonomia II da NANDA-I, facilita o julgamento clínico do enfermeiro. É necessário que os diagnósticos sejam claros e que suas características definidoras sejam específicas, e os estudos de validação contribuem para esse objetivo. Conclusão: o modelo de validação diferencial permite validar as diferenças entre diagnósticos com significados muito semelhantes; contudo, está pouco divulgado e aplicado nos estudos de validação. É uma metodologia que pode ser útil para a acurácia dos diagnósticos e para a contribuição na discussão atual da taxonomia II e suas novas propostas.
Objetivo: analizar la contribución y límites en el uso del modelo diferencial de diagnósticos de Richard Fehring, como estrategia metodológica en la validación de los diagnósticos. Metodología: revisión teórica sobre el modelo diferencial para validación de diagnósticos de enfermería de NANDA-I. Resultados: el diagnóstico enfermero es la etapa que precede y promueve la adecuada intervención de la enfermera. La identificación de un diagnóstico correcto es fundamental para que las intervenciones sean de clasificación efectiva. La presentación estructurada de diagnósticos, tales como la taxonomía II de NANDA-I, facilita el juicio clínico de las enfermeras. Se espera que los diagnósticos sean claros y que sus características definitorias sean especificas y son los estudios de validación que contribuyen a este objetivo. Conclusiones: el modelo diferencial de validación de diagnóstico se utiliza para validar el diagnóstico diferencial con las diferencias entre los significados muy similares, sin embargo, es poco conocido y aplicado en los estudios de validación. Se trata de una metodología que puede ser útil para la exactitud del diagnóstico y por su contribución actual a la discusión de la II taxonomía y sus nuevas propuestas
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14979
ISSN: 1981-8963
Versão do Editor: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewArticle/2532
Aparece nas colecções:EE-UEEL - Artigos em revistas internacionais com Arbitragem / Papers in international journals with Peer-review

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