Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14945
Título: Tomada de decisão na abordagem da pessoa em situação crítica : um percurso formativo na aquisição de competências no âmbito da enfermagem médico-cirúrgica
Autor: Clemente, Carlos Manuel Rodrigues
Orientador: Sousa, Patrícia Pontífice de
Data de Defesa: 10-Out-2013
Resumo: Na prestação de cuidados, a formação, tal como é defendido por inúmeros autores, assume um papel crucial e permite ganhos substanciais em saúde. A melhoria contínua dos cuidados prestados associados à mudança da prática, é visivelmente uma dessas vantagens. Neste relatório, pretende-se descrever, analisar e incidir sobre a reflexão inerente à prestação de cuidados especializados em contexto de Estágio. Este decorreu em três serviços distintos, em que a abordagem da pessoa em situação crítica/família e a respetiva tomada de decisão do enfermeiro, estiveram bem patentes, assumindo um caráter transversal ao longo de todo este processo de aquisição de competências. Face aos objetivos e competências delineadas para este percurso formativo, foram implementadas estratégias, atividades e intervenções que permitiram adquirir, consolidar, mobilizar e aplicar conhecimentos sólidos que um enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, deverá ter bem presentes aquando da prestação de cuidados. Dada a premente necessidade de utilizar continuamente a investigação como suporte/base da prática dos cuidados – prática baseada na evidência, as experiências vivenciadas e as oportunidades proporcionadas no Serviço de Urgência, Bloco Operatório Central e Unidade de Cuidados Intensivos, conduziram à elaboração de uma revisão sistemática da literatura, que tem por base a temática da tomada de decisão do enfermeiro aquando da abordagem da pessoa em situação crítica. A partilha do conhecimento, o estímulo para a aquisição de novas competências e a reflexão na e sobre a prática, são desafios para a melhoria dos cuidados de enfermagem.
In healthcare providing, continuous professional development, as advocated by many authors, takes a crucial role and allows substantial gains. The continuous improvement of the care provided, associated with the change of practices is clearly one of those gains. This report aims to describe, analyse and focus on the inherent reflection over specialized care nursing in an internship context. This internship took place in three distinct clinical wards, in which the approach of the person in critical condition/family and the nurse's decision-making were clear, revealing an extensive role throughout this process of skill achievement. Considering the goals and competencies outlined for this training path, strategies, activities and interventions implementation allowed the acquisition, consolidation, mobilization and application of solid knowledge that a specialist nurse in medical surgical nursing should have well in mind when providing care. The compelling need to use research as the support base for nursing practice – practice based on the experienced situations and opportunities provided at the Emergency Room (ER), Operating Room (OR) and Intensive Care Unit (ICU) - lead to elaborating a systematic revision of the literature based on the nurse’s decision-making when approaching people in critical condition. The sharing of knowledge, the stimulus to acquire new capabilities and the reflection on and about the practice are challenges to improving nursing care.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14945
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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