Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14906
Título: Sistemas de motivação na administração educacional moçambicana
Autor: Namumo, Bento
Orientador: Alves, José Joaquim Ferreira Matias
Lima, Vânia de Sousa
Palavras-chave: Sistema de Motivação
Administração Educacional
Funcionários Públicos
Motivation System
Educational Administration
Public Employees
Data de Defesa: 2014
Resumo: Actualmente as instituições, quer educativas, quer de outra natureza, vivem um momento em que a necessidade da racionalização e da rentabilização máxima da mão-de-obra constituem aspectos importantes para o alcance dos objectivos ou metas institucionais. Sob tal pressuposto é irreal esperar que as premissas tradicionais da administração assentes no taylorismo e no fordismo respondam adequadamente a esses desafios. Uma das formas de dar resposta adequada consiste no estabelecimento de um sistema de motivação cujo funcionamento esteja em consonância, sobretudo, com as ansiedades dos envolvidos nos processos laborais, nomeadamente o elenco da direcção e os demais funcionários inspire justiça e pratique a transparência e que seja gratificante para aqueles que demonstrem dedicação e empenho profissional. Com esse pressuposto, a tese defendida neste trabalho propõe que nas escolas públicas, o sistema de reconhecimento e recompensa pelo trabalho desenvolvido pelos professores, pessoal administrativo e operário não segue um padrão de inequívoca transparência, equidade, justiça havendo zonas de melhoria significativas que podem ser introduzidas. No contexto da tese proposta desenvolveu-se um estudo com objectivo de analisar as percepções dos funcionários do sector da educação sobre os sistemas de motivação usados para a melhoria do desempenho profissional e de compreender a relação entre as características da liderança e o sistema de incentivos. Para cumprir tais objectivos realizou-se, por meio de inquéritos por entrevista e por questionário, um estudo empírico numa instituição do ensino secundário geral a partir de uma amostra de 58 funcionários com diferentes categorias profissionais. A análise dos dados obtidos permitiu confirmar a validade da tese proposta possibilitando a comprovação de que, muito embora se considere a existência de um clima organizacional favorável ao desempenho profissional, o funcionamento do sistema de recompensas não corresponde às expectativas dos funcionários. E que, em função desse facto é possível sugerir algumas medidas no sentido de debelar a discrepância entre a ansiedade dos funcionários e o funcionamento do sistema de recompensas. Deste modo, entre outros aspectos, enfatiza-se a necessidade de, na gestão dos recursos humanos das instituições de ensino, a responsabilidade esteja imputada a profissionais com formação na área de recursos humanos, o que poderia gerar dinâmicas de motivação à luz do quadro teórico-legislativo e específico cumprindo-se efectivamente com os direitos e deveres dos funcionários, incluindo as recompensas profissionais. Em síntese, pode-se afirmar que, a alocação de quadros qualificados e competentes em áreas de especialidade, neste caso dos recursos humanos, faria com que, de forma geral, os direitos e deveres dos funcionários fossem efectivamente disseminados no seio da massa laboral e consequentemente a existência de justiça e transparência nos processos de reconhecimento profissional.
For the time being, the institutions wish to be educatives, wish for other characters. They live in the moment whereby the necessity of the rationalisation and of the highest profitability of the labour, construct important aspects for the comprehension of the purposes of institutional limits under such assumption; it´s unreal to wait for, that the traditional premises of the administration note in taylorism and in fordism to react properly to these challenges. One of the way to give the properly answer, consists in the settlement of motivation system of wich the functioning is in harmony, specially with the auxiety of the ones who are engaged in laouring processs, namely the list of the board of the directors and the rest of the employees to inspire the justice and to perfom the transparency, and that is thankful to those who demostrate dedication and professiona diligence. With these assumptions, the defined thesis in this work, proposes that, in public schools, the system of recognition and recompense by the improved work by the teachers, the administrative staff and the labourer do not follow a pattern of unequivocal transparency, equity, justice having areas of expressive improvement that can be introduced. In the context of this proposed thesis, has been developed a study with the aim of unalysing the perception of the employees of the sector of education about the motivation systems used for the improvement of the professional perfonance and of understanding the relationship between the characteristics of leadership and stimulus system. In order to accomplish such goals, has been carried out through the inquiry by interview and by question. An empirical study in an institution of the public secondary education from the sample of 58 employees of different professional categories. The analysis of the data obtained has enabled to confirm the validity of the proposed thesis. Enabling the proof of, although it is considered very much in the existences of the favourable organization climate to the profession performance. The functioning of the system of the recompenses does not match with the expectations of the employees. And, in the function of this fact, it is possible to susggest some measurements on the way of extinguishing the discrepancy between the anxiety of the employees and the functioning of the system of the recompenses. Thus, anong other aspects, may emphasize the necessity of, in the human resources management of the instittutions of education, the responsibility can be imputed to the professionals which have been trained in the area of the huaman resources, that could create dynamics of motivation to the enlightment of office staff of theoretical legislative, and specific, accomplishing effectively with the rights and the duties of the employees, including the professional recompenses. In synthesis, you can affirm that the hiring of the qualified staffs and qualified people of their specialities; in this cases of human resources, it has been said that, in general way, the rights, and the duties of the employees could be effectively disseminated in the innermost of the labouring of the mass of people, and consequently the existence of justice and transparency in the processes of professional recognition.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14906
Aparece nas colecções:FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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