Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14829
Título: A marketing approach in a nonprofit microcredit organization : case study about ANDC - Associação Nacional de Direito ao Crédito
Autor: Macedo, Maria Belo da Costa Sousa de
Orientador: Pinheiro, Susana Frazão
Data de Defesa: 9-Jan-2012
Resumo: The main objective of this master’s thesis, in the form of a Case Study, is to ascertain whether ANDC – Associação Nacional de Direito ao Crédito, a nonprofit Portuguese microcredit association, can potentiate its performance by introducing a marketing approach in the organization. In other words, the study intends to understand marketing’s importance in ANDC, the ways of introducing it and thus be a reference to all nonprofit organizations that, similarly, believe that can improve their work through well coordinated and planned marketing initiatives. The thesis is divided into 5 major chapters: (1) Introduction, where a more detailed description of the entire study is provided; (2) Literature Review, which gives some theoretical background about microcredit and marketing concepts in the social sector; (3) Case Study, that tells ANDC’s history and progress throughout the years; (4) Teaching Notes, that develop 3 main questions for Professors’ Case Study’s discussion with students and (5) Conclusion, Limitations and Future Research, which conclude that marketing’s implementation in ANDC can indeed play an important role in organization’s overall performance and point out some limitations that can lead to possible future research.
O principal objectivo desta tese de mestrado, escrita na forma de um estudo de caso, é verificar se a ANDC – Associação Nacional de Direito ao Crédito, uma associação Portuguesa sem fins lucrativos que promove o microcrédito em Portugal, pode potenciar a sua performance através da introdução do marketing na organização. Por outras palavras, o estudo pretende perceber a importância que o marketing pode ter na ANDC assim como as formas de o introduzir na organização, constituindo, assim, uma referência para todas as organizações sem fins lucrativos que, da mesma maneira, acreditam poder melhorar o seu trabalho através de iniciativas de marketing devidamente planeadas e coordenadas. A tese encontra-se dividida em 5 capítulos principais: (1) Introdução, na qual é descrito com maior detalhe o desenvolvimento de todo o estudo; (2) Revisão da Literatura, que aborda diversos conceitos teóricos sobre o microcrédito e outros sobre o marketing no sector social; (3) Estudo de Caso, que conta a história da ANDC e a sua evolução ao longo dos anos; (4) Notas Explicativas, que desenvolvem 3 questões essenciais para a discussão do caso entre professores e alunos e (5) Conclusão, Limitações e Futura Investigação, que concluem que a implementação de uma estratégia de marketing na ANDC pode, de facto, desempenhar um papel importante na performance da mesma, referindo algumas limitações que podem conduzir a possíveis estudos futuros.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14829
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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