Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14814
Título: Enriquecimento da aprendizagem de física com a utilização das tecnologias de informação e comunicação
Autor: Cruz, José Ramires Gomes da
Orientador: Andrade, António Manuel Valente de
Data de Defesa: 25-Jan-2013
Resumo: Comunicação (TIC), sendo, por isso, importante recorrermos a estas tecnologias para enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem. Tal reveste-se de especial importância, sobretudo no ensino da Física e Química, onde o insucesso na aprendizagem é elevado e sugere-nos que o investimento nessa área permitirá facilitar a aprendizagem e aumentar o rendimento dos alunos. Porém, o uso das tecnologias, só por si, não resolve o problema: é necessário recorrer a tecnologias e metodologias que promovam a aprendizagem centrada no aluno, através da sua ação, interação, colaboração/cooperação, fazendo dele o maior protagonista na construção do seu próprio conhecimento. Considera-se de menor importância o uso de tecnologias centradas no professor, tendo como principal finalidade a comunicação do professor para os alunos. Adotando uma metodologia de investigação-ação, implementou-se um estudo de adoção de tecnologias que potenciam a promoção da aprendizagem centrada no aluno, não só nas aulas de caráter expositivo mas também nas aulas de laboratório, com recurso a uma plataforma de ensino - aprendizagem, na sala de aulas e a distância, recorrendo-se ainda à utilização de uma base de dados para gestão e localização de material de laboratório essencial à preparação das atividades laboratoriais. A avaliação dos resultados é feita através da comparação das aulas em que são utilizados estes meios/metodologia e as aulas sem recurso a eles. Os resultados obtidos nas aulas com recurso a esta metodologia foram muito melhores: melhor ambiente, melhor atenção/concentração e mais atividade. Consequentemente, os documentos produzidos têm mais qualidade e os resultados escolares melhoram. Trata-se de resultados encorajadores para a implementação e alargamento a outras disciplinas e ambientes de aprendizagem, tendo apenas como inconveniente a necessidade de se dispor de adequados meios tecnológicos.
Communication Technologies (ICT), therefore it is important to use these technologies to improve teaching and learning processes. This is of particular importance, especially in the fields of physics and chemistry, where students failure is high and suggests that more investment in this area will facilitate learning and increase the success of our students. However, the use of technology, by itself, does not solve the problem: it is necessary to use the technologies and methodologies that promote studentcentered learning, through their action, interaction, collaboration / cooperation, making it the main driving force behind the construction of their own knowledge. Teacher-centered methodologies, in which the main goal is the communication from teachers to their students, play a less important role. Based on action research methodologies, the application of technologies that enhance the promotion of student-centered learning was studied, not only on theoretical classes but also on those with a more practical approach in the laboratory. A platform for teaching - learning was used, in the classroom or even remotely, as well as a database specifically designed for the management of laboratory equipment which is very important during the setup of laboratory activities. The analysis of the achieved results is done by comparing the classes that experimented these methodologies with the classes that didn't. The results obtained in the classes that were using this methodology were much better: better environment, better attention / concentration and more activity. Consequently, the produced documents have higher quality and improve educational outcomes. These are encouraging results for the implementation and extension to other disciplines and learning environments, having just as drawback the need of adequate technological means.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14814
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Mestrado.pdf8,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.