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Título: Estratégia de comunicação do Mundial de Futebol 2014 e a construção da marca Brasil
Autor: Figueiredo, João Pedro Mendes
Orientador: Seruya, José Manuel
Palavras-chave: Marketing Territorial
Marca-país
Mega Eventos
Marca Brasil
Mundial de Futebol
Territorial Marketing
Brand Country
Mega Event
Brand Brazil
World Cup
Data de Defesa: 12-Jun-2014
Resumo: A presente dissertação tem como objectivo estudar de que forma está o Brasil a aproveitar a organização do Mundial de Futebol FIFA 2014 para construir a sua marcapaís. A partir do entendimento do que é marca, marca-país, do marketing territorial, e de como a marca Brasil foi construída e tem evoluído, procura-se perceber o que está a ser realizado em nome da marca Brasil quando associada ao Mundial de Futebol 2014. Esse mega evento constituiu uma oportunidade singular do Brasil se mostrar ao mundo, e comunicar-se enquanto país desenvolvido, em mudança económica e com melhoras ao nível de condições de vida. Mas até que ponto esta exposição é sinónimo de uma mensagem de qualidade? A reputação que o Brasil conecta à sua marca condiz com o cenário actual? Os estereótipos que prevalecem na reputação do Brasil a nível internacional foram superados? Existe coerência no discurso da Embratur, do governo, e dos comités que organizam o Mundial? Estas são algumas perguntas que esta dissertação procura responder.
This dissertation has as objective to study in what way Brazil is taking advantage of the World Cup 2014 organization to build its country brand. From the knowledge of what is brand, country brand, territorial marketing, and how brand Brazil was built and has been evolving, we are looking forward to understand what is being done with brand Brazil when associated to the World Cup 2014. That mega event constitutes a singular opportunity to Brazil show off to the world, and communicate itself as developed country, in economic change and with better life conditions. But how far this exposition can be translated into a quality message? Does the image that Brazil links to its brand matches the present scenario? The stereotypes that prevail in Brazil’s international reputation have been surpassed? Is there consistency in the speech of Embratur, government, and organizing committees? These are some of the questions that this dissertation is forward to answer.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14811
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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