Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14808
Título: Usos, consumos e práticas mediáticas dos jovens : um estudo exploratório
Autor: Ferreira, Margarida Paiva Soares
Orientador: Figueiras, Rita
Palavras-chave: Teoria da Prática dos Média
Usos e Consumos
Estados Emocionais
Jovens
Media Practice Theory
Uses and Consumption
Emotional States
Young People
Data de Defesa: 26-Mai-2014
Resumo: Esta Dissertação apresenta uma análise que pretende compreender as alterações de sentido e práticas no uso dos meios de comunicação aquando de mudanças nos estados emocionais nos jovens. Para isso, optou-se por uma abordagem qualitativa de cariz exploratório através da aplicação de entrevistas individuais, em profundidade e semidirectivas. Da análise e interpretação das práticas, sentidos e significados que os média têm na vida dos entrevistados em diferentes contextos, concluiu-se que existe uma modificação na forma como os jovens se relacionam (usam e consomem) com os meios de comunicação quando o seu estado emocional se altera. Em estados emocionais de bemestar, as alterações de práticas verificam-se essencialmente por necessidades de entretenimento e lazer e/ou de aproximação às pessoas, e em estados emocionais depressivos as práticas mediáticas ganham destaque por necessidade de distracção/evasão e de distanciamento relativamente a outras pessoas. Concluiu-se igualmente que um mesmo meio encerra em si uma pluralidade de sentidos para diferentes indivíduos em estados emocionais semelhantes, mas também para um mesmo sujeito em estados emocionais distintos.
This Master Thesis presents an analysis that aims to understand the changes of media practices and meanings at the time of changes in emotional states of young people. To do this, we chose a qualitative approach of exploratory nature by applying individual, in-depth and semi directive interviews. From the analysis and interpretation of practices and meanings that the media have on the interviewees’ lives in different contexts, it is concluded that there is a change in the way young people relate themselves (use and consume) with the media when there is a change in their emotional states. In emotional state of well-being, changes in practices occur mainly by entertainment and leisure needs and/or by the need to be closer to people; in depressive emotional state the media practices are highlighted by the need of distraction/escape and by the need of distancing others. It was also concluded that the same medium encloses itself a plurality of meanings for different individuals in similar emotional states, but also to the same individual in different emotional states.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14808
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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