Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14797
Título: Deslindar um quarto de século de práticas educativas diferenciadas
Autor: Reis, Clara Maria Vinhais Domingues
Orientador: Roldão, Maria do Céu
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional
Reflexão
Inclusão
Colaboração
Liderança
Professional Development
Reflection
Inclusion
Cooperation
Leadership
Data de Defesa: 7-Mar-2014
Resumo: Este relatório consiste numa análise reflexiva, teoricamente sustentada, sobre o meu percurso profissional, enquanto profissional do 3º ciclo e secundário. Ser professora de Física e Química tem sido a minha principal função, que não pode ser descontextualizada de todas as outras exercidas, analogamente formadoras da minha identidade profissional. Este relato documenta uma construção em espiral do meu novo conhecimento, assente sobre percursos profissionais revisitados. À medida que a minha vida profissional vai avançando, são descobertos novos saberes e competências, abandonando perspetivas e alargando horizontes. A narração apresenta três momentos marcantes no meu desenvolvimento profissional: a descoberta da Profissão e posterior profissionalização; uma outra visão proporcionada pelo exercício do cargo de Responsável pelo Ensino Especial onde a inclusão de alunos com deficiência trouxe o aparecimento de uma nova variável na comunidade educativa; as dinâmicas de liderança e colaboração utilizadas enquanto Coordenadora de grupo disciplinar e Coordenadora de Departamento. O processo de construção da narrativa e sua posterior reflexão e análise permitiram-me encontrar novos significados e reinterpretar práticas, emoções e razões introduzindo um novo olhar sobre a minha identidade como professora dentro de uma Escola multicultural. A revisão das lentes teóricas ajudaram-me a esboçar um quadro conceptual integrado de forma a possibilitar o desenvolvimento da escola na busca do sucesso de todos os seus intervenientes: professores; alunos; pais e sociedade.
This report consists in a self-conscious analysis, theoretically sustained, about my professional experience as a 3rd cycle and secondary teacher. I have been a teacher of Physics and Chemistry mostly, but this cannot be detached from all the other tasks I have been assigned to and which have as well formed my professional identity. This report substantiates a spiral construction of my knowledge based on professional paths that I have revisited. As my professional life proceeds, I find a new knowledge and new competences; I abandon old perspectives and embrace new horizons. This text presents three striking moments in my professional development: the approach to my job and the following training; another perspective of the job as a supervisor for the teaching of students with special needs, which has brought a new branch in the educational community; the dynamics of leadership and cooperation that I have held as the head of both my disciplinary group and department. The construction process of this essay and the analysis and reflexion I have placed on it, has allowed me find new meanings and reinterpret old practices, emotions and reasons introducing a new look upon my identity as a teacher within a multicultural school. Reviewing the lenses of theory has helped me draw a conceptual and integrated sketch so as to enable the development of the school in the search for the success of all its elements: teachers; students; parents and society.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14797
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado Clara Reis 2013.pdf883,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.