Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14776
Título: O espaço escolar e as metodologias de ensino : estudo de caso
Autor: Eusébio, Patrícia Isabel dos Santos
Orientador: Almeida, José Maria
Palavras-chave: Espaço Escolar
Escola Portuguesa
Pedagogia Ativa
Metodologias de Ensino
Motivação
Space School
Portuguese School
Active Pedagogy
Teaching Methodologies
Motivation
Data de Defesa: 14-Fev-2014
Resumo: A presente dissertação tem como temática o Espaço Escolar e as Metodologias de Ensino Ativas. Trata-se de procurar uma relação entre o espaço escolar e as metodologias de ensino e, por conseguinte, perceber se existe uma influência na motivação dos alunos. Perante um quadro teórico onde abordamos os conceitos relacionado com o espaço escolar e a criança, a pedagogia ativa, as suas metodologias e a evolução da escola portuguesa desde os seus primórdios até aos dias de hoje, elaborámos questões de investigação e objetivos. Para dar resposta a essas questões, aplicámos um quadro metodológico elaborado através de um estudo empírico e assente numa investigação qualitativa através de estudo de caso. Para tal, foram realizadas entrevistas e questionários a três grupos: professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e à direção de um estabelecimento de ensino privado; aos pais e alunos desse mesmo estabelecimento. Os resultados obtidos apontam para um aumento do bem-estar proporcionado pelas alterações do espaço físico, uma ligeira alteração metodológica facilitada pelas novas características das salas de aula, novos equipamentos e mobiliário. O trabalho em grupo foi uma das alterações metodológicas mais sentidas pelos alunos que propiciou um aumento da motivação. Concluímos que a remodelação do espaço escolar influenciou os professores a alterarem as suas metodologias tornando-as mais ativas. Contudo, estes ainda não sabem como fazê-lo ou têm receio de a realizar. Os alunos mostram-se mais motivados ao trabalharem em grupo, dialogando e a partilhando conhecimentos.
looking for a relationship between the school and the influences that this can have on teaching methodologies and therefore the motivation of students. Given a theoretical framework addressing the concepts related to the school and the child, active pedagogy and their methodologies and the evolution of Portuguese school from its beginnings until the present day, drafted research questions and objectives. To address the issues raised is applied a methodological framework developed through an empirical study and based on qualitative research and case study method. To this end, we conducted interviews and questionnaires to three groups: primary school teachers and a director of a private school, parents and students at this establishment. The results point to an increase in well-being provided by changes in the physical space, a slight change facilitated by new methodological characteristics of classrooms, new equipment and furniture. The group work was one of the more methodological changes experienced by students who favored an increase in motivation. We conclude that the remodeling of the school influenced teachers to change their methods making them more active. However, they still do not know how to do it or are afraid to do. Students are even more motivated to work in groups, talking and sharing knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14776
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



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