Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14718
Título: Ensino profissional e as malhas que a política tece : as lógicas de ação das escolas secundárias e das escolas profissionais
Autor: Cardoso, Gracinda Emília Couto
Orientador: Alves, José Matias
Palavras-chave: Ensino Profissional
Modelo
Lógicas de Funcionamento
Escolas Profissionais
Escolas Secundárias
Vocational Education
Model
Operating Logics
Vocational Schools
Secondary Schools
Data de Defesa: 23-Jan-2014
Resumo: O presente estudo enquadra-se no contexto do Ensino Profissional, modelo surgido em Portugal em 1989, resultado de uma convocação social, um apelo a uma maior democraticidade de escolarização e formação, na forma de um modelo inovador a nível educacional, pedagógico administrativo e financeiro. Mais recentemente, em 2006, este modelo foi transportado para as escolas secundárias e o ensino profissional passa a fazer parte integrante das ofertas do ensino secundário. Neste contexto, ambiciona-se proceder a um estudo comparativo das lógicas de organização e funcionamento do ensino profissional nas escolas secundárias de ensino público e nas escolas profissionais. Desde as lógicas de preparação/ação, ensino - aprendizagem, dinâmicas de contexto de trabalho e experiências, o que se pretende é cruzar as duas realidades, analisar os processos de funcionamento e contribuir para uma melhoria das práticas no terreno. Procedeu-se a análise documental, realização de entrevistas e questionários com o intuito de olhar as duas realidades e contribuir para uma melhoria das práticas. Da análise das respostas e da verificação das hipóteses, é possível concluir que a importação do modelo de ensino profissional para as escolas secundárias está a ser feita sem formação e acompanhamento específico por parte de quem já o faz há mais de duas décadas com resultados validados. Parece-nos evidente a necessidade de criar dispositivos de acompanhamento e avaliação do processo como meio de melhorar as práticas e manter a confiança da sociedade no modelo virtuoso do ensino profissional.
This study fits within the context of Vocational Education Model emerged in Portugal in 1989, as the result of a social call, a call for a more democratic schooling and training, in the form of an innovative model to the educational , administrative and financial level. More recently, in 2006, this model was transported to public secondary schools and vocational education becomes part of their offer. In this context, we aim to carry out a comparative study of the logical organization and operation of vocational education in public secondary schools and in vocational schools. From the preparation / action, teaching - learning, dynamic work context and experiences, the aim is to cross the two realities, analyze the processes of operation and contribute to improve the practice in the field. We have proceeded to document analysis, interviews and questionnaires in order to look at the two realities and contribute to improve the practice. From the analysis of the responses and verification of hypotheses, we conclude that the importation of the vocational education model for secondary schools is being made without specific training and support from those who have already been doing it for over two decades, with validated results. It seems obvious the need to create devices for monitoring and evaluating the process as a means to improve practices and maintain the trust of the society in the virtuous model of vocational education.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14718
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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