Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14709
Título: Combining Gamification with Big Data
Autor: Godinho, Roger Alan Mateus
Orientador: Amaral, Paulo Cardoso do
Data de Defesa: 21-Fev-2014
Resumo: This dissertation aims to understand if there is an impact of Gamification and Big Data Technologies combination on the strategy of companies. In order to study this, the present dissertation tests if the benefits raised by the combination of the two creates value to the final users, and moreover, if it can become a sustainable competitive advantage. For this, a research model is developed, where 5 companies that are already introducing such a strategy are analyzed, as well as the Gamification and Big Data dimensions used. For Gamification, elements such as points, badges, competition and levelling up are studied, and for Big Data, functionalities such as user activity, purchase data, feedback in real time and based location are also analyzed. Knowing the benefits that these companies are searching for with such combination, an online survey is developed in order to test their value for the final users, which reached 253 individuals. Subsequently, in order to test if the companies gain competitive advantage over other companies in the same Sector, the RBV model is used. With this study, it is concluded that the benefits proposed by the combination of Gamification and Big Data can create sustainable differentiated value for the final users, and can become a source of competitive advantage for the companies.
Esta dissertação tem como objetivo compreender se existe algum impacto da combinação de Gamification e as tecnologias Big Data na estratégia de empresas. De forma a testar esta combinação, a presente dissertação analisa se os benefícios criados pela combinação dos dois criam valor para os utilizadores finais, como também se se pode tornar numa vantagem comparativa sustentável. Para isto, um modelo foi desenvolvido, onde 5 empresas que já estão a introduzir esta estratégia são analisadas, tal como as dimensões de Gamification e Big Data usadas. Para a Gamification, elementos como pontos, crachás, competição e evolução são usados, e para Big Data, funções como a atividade do utilizador, dados de compra, feedback em tempo real e localização são também analisadas. Sabendo os benefícios que as empresas procuram com esta estratégia, um inquérito online é desenvolvido, com o objetivo de testar o valor criado para os utilizadores finais, cujo alcance foi de 253 indivíduos. De seguida, de forma a testar se as empresas ganhariam vantagens comparativas em relação a outras empresas inseridas no mesmo sector, o modelo RBV é utilizado. Com este estudo, é concluído que os benefícios oferecidos pela combinação de Gamification e Big Data podem criar valor sustentável para os utilizadores finais, tornando assim a estratégia numa vantagem comparativa para as empresas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14709
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Thesis Roger Godinho 152112044.pdf1,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.