Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14689
Título: Motivação em empresas familiares : Existe motivação em empresas familiares? : case-study Maria Papoila
Autor: Cardador, Maria João Fernandes
Orientador: Ilharco, Fernando
Palavras-chave: Cultura
Comunicação
Motivação
Liderança
Mudança
Culture
Communication
Motivation
Leadership and Change
Data de Defesa: 14-Jan-2014
Resumo: Todos os dias somos bombardeados com notícias sobre uma crise económica que se alastra por todo o mundo. As pequenas e grandes empresas têm sofrido com a diminuição do poder económico da população. É neste contexto de mudança que se distinguem os bons dos maus líderes. Falamos de homens e mulheres com capacidade de ensinar, encaminhar e motivar um grupo de pessoas numa organização, num objectivo comum. A mudança não passa apenas por baixar o preço dos serviços prestados mantendo a qualidade, mas também por transformações ao nível dos recursos informáticos e humanos. Uma cultura feita de valores transmitida através de uma comunicação forte e eficaz funcionam como elo de ligação entre líder e liderados. Nas empresas familiares a aproximação líder e liderados é natural. Mas aproximação nem sempre é sinónimo de motivação, pode representar mais constrangimentos na abordagem dos problemas laborais com o líder. A valorização do capital humano é essencial para o sucesso da empresa. Pessoas motivadas são pessoas mais produtivas.
When the world is facing one the large and long economic crisis, small and big companies are suffering with the loss of consumer power. Business man and women are facing big challenges to maintain success, and many times it is up to the leader to figure out how to keep the business not only afloat but successful. Facing harder challenges, good leaders are set apart from bad: man and women with a capability to teach, motivate their partners towards a common goal are call upon to ensure business profitability. Leaders have to respond to the necessity of lowering prices yet maintaining quality services while keeping up with the technological solutions offered, and not neglecting the value of their associates. A change is being seen in the way business are led, where open lines of communications between leaders and associates are essential to the success of the company. In small and so called family businesses, the proximity of leader and associates is natural. But proximity is not always a sign of motivation, and it may represent more constraints in addressing work problems with the leader. The development of human capital is essential to the success of the company.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14689
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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