Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14642
Título: Formação cidadã do enfermeiro : estudo comparativo sobre a capacitação do enfermeiro para a cidadania, na formação graduada, em Portugal e no Brasil (cidade de São Paulo)
Autor: Barchifontaine, Christian de Paul de
Orientador: Vieira, Margarida
Zoboli, Elma
Palavras-chave: Enfermagem
Bioética
Cidadania
Formação em Enfermagem
Nursing
Bioethics
Citizenship
Nursing Training
Data de Defesa: 2014
Resumo: Motivado pela familiaridade com a bioética e entendendo que o enfermeiro é um profissional da saúde comprometido com a cidadania, propusemos o presente estudo, que explora a força da bioética como ponte para a formação cidadã do enfermeiro. Investigamos como o ensino da bioética na licenciatura / graduação de enfermagem pode contribuir para formar um enfermeiro comprometido com a saúde da população. Esse compromisso vai além do cuidado nas instituições, abrangendo, também, as condições sociopolíticas e económicas que determinam a saúde das pessoas. As perguntas de investigação foram: Qual o preparo dos docentes para lidar com a bioética e a cidadania na formação dos futuros profissionais? Quais as conceções de bioética e cidadania dos docentes de bioética na formação dos futuros profissionais? As estratégias e conteúdos de enfermagem usados no ensino da bioética podem contribuir para formar enfermeiros comprometidos com a saúde no sentido amplo, incorporando a face política? O pano de fundo desse estudo foi a formação do enfermeiro, enquanto profissional de saúde, e o seu preparo cidadão durante a formação inicial na graduação. Os objetivos foram: reconhecer as pontes e barreiras para a formação do enfermeiro cidadão entre docentes de deontologia, de legislação profissional, de ética ou de bioética na graduação em enfermagem, na cidade de São Paulo (Brasil) e em Portugal; averiguar as conceções de saúde, bioética e cidadania entre docentes de deontologia, de legislação profissional, de ética ou de bioética na graduação em enfermagem, em ambos os locais; analisar e discutir o projeto político e pedagógico e as estratégias de ensino adotadas pelos docentes de deontologia, de legislação profissional, de ética ou de bioética na graduação em enfermagem, em ambos os locais. Foi feita uma investigação exploratória, descritiva, empírica, com abordagem quanti-qualitativa e análise documental. Os resultados apontaram para diferenças quanto às conceções de bioética e às preocupações dos docentes quanto aos conteúdos e relacionamento com o discente. Quanto às estratégias de ensino, houve aproximação na importância do uso de casos reais para a discussão. Essas diferenças entre os dois países são reflexo dos diferentes contextos e das características da génese da bioética em cada local. Consideramos que o ensino da ética é fortemente influenciado pelo contexto histórico e político; deve ser feito de maneira interativa e exige por parte do docente preparo específico em bioética e em metodologias de ensino que levem à formação crítico-reflexiva. Defendemos que é possível entender e viabilizar a bioética como ponte para o exercício da cidadania na enfermagem.
Spurred on the familiarity with bioethics and understanding that the nurse is a health professional committed with the citizenship, we proposed the present study, which explores the bioethics power as a link to the citizen formation of the nurse. We investigated how the education in the nursery bachelor’s degree / graduation can contribute to develop a nurse committed with the population’s health. This commitment pushes the institutions care, covering, also, the social-politics and economics conditions which determine people’s health. The questions in the investigation were: Which is the preparing of the teachers to deal with the bioethics and citizenship in the graduation of future professionals? Which are the conceptions of bioethics and citizenship of bioethics teachers in the graduation of future professionals? The strategies and contents of nursery used in the bioethics teaching can contribute to graduate nurses committed with the health in a broad scope, incorporating the political side? The background of this study was the nurse graduation as health professional, and his/her citizen preparing during the initial formation in the graduation. The purposes were: to recognize the links and barriers to form a citizen nurse among the teachers of deontology, legislation professional, ethics and bioethics in the nursery graduation, in the city of São Paulo (Brazil) and in Portugal; to check the conceptions of health, bioethics and citizenship in the nursery graduation, in both locations; to evaluate and discuss the political-pedagogic project and the teaching strategies adopted by the teachers of deontology, legislation professional, ethics and bioethics in the nursery graduation, in both locations. It was carried out an exploratory, descriptive and empirics investigation, with quantitativequalitative approach and document analysis. The results showed the differences concerning the bioethics conceptions and the teachers’ concerns regarding the contents and relationship with the students. Concerning the teaching strategies, there was an approach in the importance of the use of real cases for discussion. Those differences between the two countries reflect different contexts and characteristics of bioethics genesis in each place. We consider that the ethics teaching is strongly influenced by the historical and political context; it should be done in an interactive way and requires a specific preparing of the teacher in bioethics and in teaching methodology which lead to a critical and reflexive formation. We defend that it is possible to understand and enable the bioethics as a link to the citizenship practice in nursery.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14642
Aparece nas colecções:R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
ICS(L) - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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