Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14636
Título: Relatório : o conforto como o centro da prática
Autor: Sousa, Ana Rita Correia de
Orientador: Sousa, Ana Rita Correia de
Palavras-chave: conforto
competências especialistas
ruído
cuidados paliativos
comfort
skills specialists
noise
palliative care
Data de Defesa: Out-2013
Resumo: O presente relatório pretende descrever e analisar o processo percorrido na aquisição e desenvolvimento de competências clínicas especializadas, propostas pelo plano de estudos do curso, e que estiveram na origem do projeto da Unidade Curricular Estágio. Deste resultou a realização de três estágios, realizados num hospital da margem sul do país, respetivamente, no Serviço de Urgência, na Unidade de Cuidados Intensivos e na Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos [EIHSCP]. Durante este percurso procurei desenvolver uma prática crítico-reflexiva, recorrendo aos pressupostos defendidos por Jean Watson na teoria e ciência do Cuidado Humano, Marta Rogers na Teoria dos Seres Unitários e Katerina Kolcaba com a sua Teoria do Conforto. A temática central deste relatório é o conforto pois este é, segundo Kolcaba, o resultado imediato e desejável da prática de enfermagem, que quando alcançado produz um estado de alívio, tranquilidade e transcendência nos contextos físico, psicoespiritual, social e ambiental (Kolcaba, 1992). Procurando promover o conforto dos clientes, família e profissionais de saúde, abordei temas referentes à drenagem torácica – construção de um procedimento de enfermagem relativo ao tema e respetiva grelha de auditoria; promoção do sono e repouso e controlo do ruído ambiental - estudo qualitativo com o objetivo de compreender a perceção que a equipa de saúde tinha acerca do sono e o repouso do cliente internado, avaliação do ruído no período noturno, redação de um protocolo de silêncio e respetivo documento de auditoria; criação de um núcleo de elementos dinamizadores da EIHSCP – redação do regulamento interno da equipa e construção de um projeto para a criação de um núcleo de elementos dinamizadores. Ao longo do documento fundamenta-se o processo de tomada de decisão relativamente aos campos de estágio e às temáticas desenvolvidas, descreve-se de forma crítica, reflexiva e fundamentada as atividades e estratégias utilizadas para atingir os objetivos definidos e enumera-se as competências desenvolvidas.
This report aims to describe and analyze the process covered in the acquisition and development of skills clinics, proposed by the syllabus of the course, and that led to the design of Course Stage. This resulted in the development of three stages, performed in a hospital on the southern bank of the country, respectively, in the ER, in the Intensive Care Unit and Team Intra-Hospital Palliative Care Support [EIHSCP]. During this journey I sought to develop a critical and reflective practice, using the assumptions advocated by Jean Watson's theory and science of Human Care, Martha Rogers Theory of Unitary Beings and Katerina Kolcaba with his Theory of Comfort. The central theme of this report is comfort for this is, according Kolcaba, the immediate result and desirable nursing practice, that when reached produces a state of relief, tranquility and transcendence in physical contexts psychological, social and environmental (Kolcaba, 1992 ). Looking promote the comfort of the customers, family and health professionals, I discussed themes related to thoracic drainage - construction of a nursing procedure concerning the topic and respective grid audit; promotion of sleep and rest and control of environmental noise - a qualitative study aiming to understand the perception that the health team had about sleep and rest client hospitalized, assessment of noise at night, writing a protocol of silence and respective audit document, creating a nucleus of the driving forces of EIHSCP - writing the rules of the team and build a project for the creation of a core elemntos facilitators. Throughout the document is based on the process of decision making in relation to the fields of training and the themes developed, is described in a critical, reflective and reasoned activities and strategies used to achieve the goals set up lists and skills developed
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14636
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Sousa.pdf3,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.