Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14635
Título: Avaliação do reconhecimento de palavras em alunos com dificuldades de aprendizagem da leitura
Autor: Almeida, Sílvia Lopes
Orientador: Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Maria Iolanda Ferreira da Silva
Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem
leitura
reconhecimento de palavras
avaliação
Teste de Leitura de Palavras
learning disabilities
reading
word Recognition
evaluation
Word Reading Test
Data de Defesa: 28-Fev-2014
Resumo: A leitura é uma atividade complexa que se desenvolve tendo por base a linguagem oral. Se, numa primeira fase, as crianças aprendem a ler, posteriormente a leitura é uma ferramenta imprescindível para a aquisição de conhecimentos. O objetivo da leitura é a compreensão, a extração do sentido daquilo que é lido. Para que a compreensão ocorra é crucial que o reconhecimento de palavras seja automático. A avaliação do desempenho a nível da leitura deverá incluir a avaliação do reconhecimento de palavras. No entanto, em Portugal não existia uma prova validada que permitisse esta avaliação. Esta dissertação pretende contribuir para a validação do Teste de Leitura de Palavras (TLP) que visa colmatar esta lacuna O presente estudo tem como objetivos: (1) o desempenho de alunos com e sem dificuldades na aprendizagem da leitura no TLP considerando os resultados globais e as caraterísticas psicolinguísticas das palavras; 2) verificar se o TLP permite diferenciar os alunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura; (3) verificar se existem diferenças nos padrões de erros de leitura dos alunos com e sem dificuldades de leitura. A versão do TLP utilizada neste estudo é constituída por 142 palavras, apresentadas de forma isolada. Estas palavras foram selecionadas em função de critérios de frequência, extensão regularidade e estrutura silábica. Foi aplicada a 87 alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade de agrupamentos de escolas localizados em Portugal, dos quais 44 apresentavam dificuldades de aprendizagem da leitura. Os resultados obtidos indicaram que o TLP permitiu diferenciar os alunos que apresentavam dificuldades dos que não apresentavam dificuldades de leitura. A análise dos erros de leitura permitiu verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas na tipologia dos erros de leitura cometidos pelos alunos que constituíram a amostra deste estudo. Todos os alunos com dificuldades de leitura apresentavam dificuldades ao nível da identificação das palavras escritas.
Reading is a complex activity that is developed based on spoken language. To begin with, children learn to read, and then reading becomes an essential tool for the acquisition of knowledge. The purpose of reading is to understand the meaning of what is read. To understand the meaning of what is read it is crucial that word recognition becomes automatic. The evaluation of reading performance should include the evaluation of word recognition. However, in Portugal, there was no validated evidence that would allow this evaluation. This essay aims to contribute to the validation of Word Reading Test (WRT), in order this fill this gap. The present study aims to: (1) compare the performance of students with or without learning disabilities in the acquisition of reading abilities, in the W RT considering the overall resuts and characteristics of psycholinguistics words; (2) to verify if the WRT allows to establish the difference between students with or without learning disabilities in the acquisition of reading abilities; (3) to verify whether there are differences in patterns of reading errors among students with or without reading disabilities. The version of WRT used in this study is composed by 142 words, shown isolated. These words where selected based on criteria of frequency, length, regularity and syllable structure. It was applied to 87 students of 2nd, 3rd and 4th grade, from schools located in Portugal, of witch 44 had learning disabilities in the acquisition of reading abilities. The results show that WRT allows differentiating students who presented difficulties from those with no reading disabilities. The analysis of reading errors revealed the existence of statistically significant differences in the types of reading errors committed by students who formed the study sample. All students with reading disabilities presented difficulties in identifying written words.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14635
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sílvia Lopes Almeida.pdf431,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.