Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14620
Título: Need for touch – O impacto da informação háptica textual na interação de compra on-line
Autor: Rodrigues, Tomé
Silva, Susana Costa e
Lencastre, Paulo de
Palavras-chave: Necessidade
Tato
Toque
Informação
Háptica
Comportamento
Consumidor
Intenção
Compra
Online
Data: 2013
Citação: RODRIGUES, Tomé; SILVA, Susana Costa e; LENCASTRE, Paulo de - Need for touch – O impacto da informação háptica textual na interação de compra on-line. In IV Pró-Pesq PP– Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, São Paulo, Brasil, 22-24 Maio 2013. - In PEREZ, Clotilde ; TRINDADE, Eneus (org.) – E-Book: Por uma Publicidade Livre Sempre: IV Pró‐Pesq PP‐ Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. São Paulo: INMOD/ABP2/PPGCOM‐ECA‐USP, 2013. ISBN 978‐85‐87963-91‐8. p. 599-634
Resumo: O tato é um dos sentidos mais importantes mas não pode ser usado quando se realizam compras através da Internet, o que pode limitar a intenção de compra online. Por outro lado, diferentes indivíduos manifestam diferentes necessidades de toque, sendo que é verdade que também há produtos em que a necessidade de toque que antecede a compra é maior do que noutros. Daqui resulta que nas vendas online de determinados produtos, é fundamental que, dada a impossibilidade de toque, as empresas procurem minimizar essa limitação de todas as formas possíveis, através de mecanismos que procuram simular a experiência de toque. Alguns destes mecanismos são, todavia, muito caros. Outros, porém, igualmente relevantes, têm custos insignificantes, com um resultado bastante relevante em termos de intenção de compra manifestada. Este estudo procura compreender de que forma é que descrições hands on produzidas por pessoas que tiveram contacto com o produto, permitem aumentar a probabilidade de compra online. Nesse sentido, foram formuladas e testadas hipóteses que levam à conclusão de que a informação háptica textual (descrição escrita) tem impacto positivo na perceção que é feita dos produtos, na intenção de compra online e permite ainda minimizar o problema da necessidade de toque para os consumidores mais recetivos à informação. Assim, a utilização deste tipo de informação na forma de descrições do produto cria valor para o consumidor, diferencia a empresa e torna-a mais transparente, podendo desta forma potenciar as suas vendas online.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14620
Aparece nas colecções:FEG - Artigos em actas / Papers in proceedings

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