Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14588
Título: Serão as marcas comerciais ou dos distribuidores mais valorizadas pelos consumidores ao se associarem a marcas coletivas de azeite?
Autor: Ribeiro, Diana
Teixeira, Mário Sérgio
Souza-Monteiro, Diogo
Sottomayor, Miguel
Tibério, Manuel Luís
Palavras-chave: Co-branding
Azeite
Marcas Coletivas e Consumidor
Data: 2013
Citação: RIBEIRO, Diana …[et al.] - Serão as marcas comerciais ou dos distribuidores mais valorizadas pelos consumidores ao se associarem a marcas coletivas de azeite?. In ESADR 2013, “Alimentar Mentalidades, Vencer a Crise Global”, Évora, Portugal, 15-19 Outubro, 2013. - In CARVALHO, Maria Leonor da Silva ; HENRIQUES, Pedro Damião de Sousa ; NARCISO, Vanda (coords.) - Alimentar Mentalidades, Vencer a Crise Global – Atas do ESADR 2013. Évora: Universidade de Évora, 2013. ISBN: 978-989-8550-19-4. p. 3495-3508
Resumo: A associação de marcas (ou Co-branding) ocorre quando duas ou mais marcas existentes são combinadas num mesmo produto, onde cada uma delas espera que o nome da outra fortaleça a preferência pela marca ou tenha como resultado a obtenção de um novo nicho de mercado. Cooperar para competir, nomeadamente através do Cobranding, é uma estratégia de uso generalizado nos dias de hoje, pelo que importa avaliar a sua utilidade em situações distintas. O principal objetivo deste estudo foi o de avaliar a valorização dada pelos consumidores a azeites que associem (façam Co-branding de) uma ou mais marcas coletivas com marcas comerciais ou de supermercado, com base nas utilidades multiatributo inerentes aos resultados da experiência de escolha. Com base nos resultados da experiência de escolha realizada, com recurso ao método ACA (Adaptive Conjoint Analysis), verificamos que a associação de uma marca coletiva - DOP ou Agricultura Biológica - a uma marca comercial ou do supermercado/distribuidor reforça o seu valor, particularmente quando a marca coletiva associada é a marca DOP, sendo essa utilidade média para o consumidor ainda maior quando se associam ambas as marcas coletivas a uma das marcas comerciais ou de distribuidor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14588
Aparece nas colecções:FEG - Artigos em actas / Papers in proceedings



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