Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14578
Título: Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico
Autor: Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues
Andrade, António
Palavras-chave: Matemática
Carmate
Aprendizagem
Construtivismo
Autonomia
Data: 2012
Citação: CARALHO, Maria José de Oliveira Rodrigues; ANDRADE, António - Aprendizagem da geometria em blearning no ensino básico. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X. Vol. 5 N.º 1 (2012), p. 62-71
Resumo: Este artigo tem por base uma investigação sobre a implementação de ambientes de ensino e aprendizagem mais ricos, criadores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitam aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjeturar, raciocinar e relacionar logicamente. A Geometria é um tema que potencia o desenvolvimento de tais capacidades, sendo os Ambientes de Geometria Dinâmica, como o Compass and Ruler, vistos como poderosos instrumentos de ensino deste tema. Neste estudo, pretendeu-se eleger as potencialidades deste software, entendido como mediador no processo de ensino/aprendizagem da Geometria, no que respeita quer ao desempenho matemático, quer às atitudes dos alunos. O objetivo base desta investigação consistiu em averiguar a eficiência de um Ambiente de Aprendizagem on line para o Ensino Básico, utilizando uma metodologia blended learning, ancorado no site “carmate” (http://carmate.weebly.com), cuja construção se centrou nas teorias de aprendizagem construtivistas, numa perspetiva colaborativa visando o desenvolvimento da autonomia. O recurso ao software e ao site “carmate” na resolução das tarefas de investigação/exploração, permitiu aos alunos participarem mais ativamente no seu processo de aprendizagem, enquanto construtores do seu próprio conhecimento. Eles tomaram decisões, conduziram investigações, fizeram descobertas, trabalharam cooperativamente e interagiram entre si. Ao trabalharem com o computador, tornaramse mais ativos e enriqueceram a sua aprendizagem, melhorando os seus resultados e a sua predisposição para a Matemática.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14578
Versão do Editor: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/295
Aparece nas colecções:FEG - Artigos em revistas nacionais com Arbitragem / Papers in national journals with Peer-review

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem da geometria em.pdf530,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.