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Título: Mudança e Inovação Pedagógica no Ensino Superior pela via Tecnológica – Dimensões de Gestão e Avaliação
Autor: Ferreira, Sérgio André
Andrade, António
Palavras-chave: Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE)
Avaliação contextual
Construtivismo
Modelo de avaliação
Mudanças organizacionais
Data: 2010
Editora: Universidade Católica Portuguesa
Citação: FERREIRA, Sérgio André; ANDRADE, António - Mudança e Inovação Pedagógica no Ensino Superior pela via Tecnológica – Dimensões de Gestão e Avaliação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, ISSN 1645-4006. N.º 9 (2010), p.205-229.
Resumo: Os Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE1) são fundamentais na competitividade das Instituições do Ensino Superior (IES). A globalização das fontes do saber, o crescimento da concorrência entre instituições, o encurtamento da duração dos ciclos de formação, o aumento da importância da formação ao longo da vida e o aprofundamento da cooperação entre IES de países diferentes são alguns dos factores que exigem ambientes de aprendizagem tecnologicamente ricos, com base de trabalho online . Os TELE são vistos como suporte fundamental na reengenharia pedagógica, podendo suportar de forma mais efectiva a aproximação a fi losofi as educacionais de cariz mais construtivista. Contudo, apesar dos avultados investimentos, uma parte signifi cativa destes ambientes falha ou fi ca aquém das expectativas. A inadequação das políticas para introduzir mudanças nas organizações por via da tecnologia e a falta de modelos de gestão e avaliação são aspectos que comprometem o sucesso destas iniciativas. Os TELE têm um grande potencial inovador e, por norma, implicam um investimento muito alto que tem de ser justifi cado, demonstrando a relação custo/benefício das tecnologias. Assim, a defi nição de modelos de gestão e de avaliação, que funcionem como guias de acção, são factores fundamentais para efi cácia das acções e garantia da qualidade.Neste trabalho, que decorre da revisão de literatura, apresentamos alguns modelos que orientam o processo de mudança e inovação nas organizações e linhas-guias para avaliação, enquanto instrumento de gestão, de TELE.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14483
Aparece nas colecções:FEG - Artigos em revistas nacionais com Arbitragem / Papers in national journals with Peer-review



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