Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/14479
Título: A utilização de ambientes geométricos dinâmicos no ensino e aprendizagem de geometria – um curso de geometria no 9º ano de escolaridade (3º ciclo do ensino básico)
Autor: Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues
Andrade, António
Cardoso, Eduardo Luís
Palavras-chave: Matemática
Software
Aprendizagem
Construtivismo
Autonomia
Data: 2009
Citação: CARVALHO; Maria José de Oliveira Rodrigues; ANDRADE, António; CARDOSO, Eduardo Luís. A utilização de ambientes geométricos dinâmicos no ensino e aprendizagem de geometria – um curso de geometria no 9º ano de escolaridade (3º ciclo do ENSINO BÁSICO). In Encontro Nacional de Professores de Matemática: ProfMat 2009. Viana do Castelo, 3- 5 de Setembro, 2009. In [Actas] Encontro Nacional de Professores de Matemática: ProfMat 2009. [Viana do castelo]: Associação de Professores de Matemática, [2009]. ISBN 978-972-8768-42. 11 p.
Resumo: A crescente necessidade de proporcionar ambientes de ensino/aprendizagem mais ricos, geradores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitem aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjecturar, raciocinar logicamente, contribuiu para implementar esta investigação. A escolha do conteúdo Geometria tem por objectivo proporcionar o desenvolvimento de tais capacidades, uma vez que os Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), como o Compass and Ruler (C.a.R.), são tidos como um poderoso instrumento de ensino de Geometria. Neste estudo pretendemos compreender a potencialidade do C.a.R. como mediador no processo de ensino/aprendizagem da Geometria, quer no que respeita ao desenvolvimento matemático, quer no que concerne à atitude dos alunos. Foi objectivo principal desta investigação averiguar da eficiência do Ambiente de Aprendizagem para o Ensino Básico, utilizando uma metodologia blended learning – blearning, ancorado no site http:// carmate.weebly.com, cuja construção se centrou nas teorias de aprendizagem construtivistas e numa perspectiva colaborativa. Findos os três meses da implementação da investigação, coube aos alunos proceder de forma autónoma à elaboração de propostas de trabalho, desafios estes que foram apresentados aos professores de diversas escolas. Apresentaram os seus trabalhos num workshop onde a inversão de papéis foi inevitável: os aprendentes tornaram-se professores e vice-versa. Os alunos partilharam as suas aprendizagens sobre o software C.a.R. evidenciando as potencialidades deste, constatadas através das suas criações.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/14479
Aparece nas colecções:FEG - Artigos em actas / Papers in proceedings
ESB - Artigos em Actas / Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES GEOMÉTRICOS DINÂMICOS.pdf70,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.