Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13962
Título: Pedagogia e desenvolvimento sociocomunitário : dinâmicas de atores : constrangimentos e desafios
Autor: Cachada, Maria Fernanda da Costa
Orientador: Baptista, Isabel
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente trabalho corresponde a uma dissertação académica conducente ao grau de doutoramento em Ciências da Educação e tem por base um estudo sobre as dinâmicas de atores educativos e sociais que intervêm no âmbito dos processos de desenvolvimento sociocomunitário e num quadro de territorialização das políticas públicas, tentando evidenciar a sua relevância sociopedagógica. Optou-se assim por um quadro teórico fundamentalmente balizado pelos princípios da Pedagogia Social, enquanto ciência da educação enquadradora da práxis educativa desenvolvida para lá da formação escolar, com destaque para as iniciativas de capacitação das pessoas, instituições e comunidades segundo lógicas de aprendizagem ao longo da vida, na e com a vida. Neste sentido, o trabalho encontra-se estruturado em duas partes fundamentais, a primeira dedicada ao enquadramento concetual, procurando sublinhar a amplitude socioantropológica da educação e a sua articulação com as políticas de desenvolvimento local centradas na participação qualificada dos atores. Numa segunda parte procede-se à descrição do estudo empírico, apoiado na análise de três dinâmicas de atores, referentes respetivamente ao Conselho Local de Ação Social (CLAS); Conselho Municipal de Educação (CME) e Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA). Procurou-se sobretudo analisar os seus objetivos, os seus modelos organizativos e as suas práticas de articulação, tentando averiguar sobre os constrangimentos e desafios que enfrentam. O conhecimento produzido permitiu-nos concluir sobre a pertinência de uma maior articulação entre as esferas educativa e social e sobre a importância da participação dos atores nos processos de desenvolvimento local, convocando nessa medida a necessidade da sua qualificação sociopedagógica, sobretudo no âmbito de competências de trabalho “em rede” e do aprofundamento de medidas de regulação sociocomunitária que ajudem a potenciar o capital humano e social dos territórios e das comunidades.
This Work is an academic dissertation leading to a doctoral degree in Education and it is based on a study about the dynamics of educational and social actors involved in the social and community development processes within a framework of territorial policies, trying emphasize its socio-pedagogical relevance. Thus we opted for a theoretical framework mainly buoyed by the principles of social pedagogy as an education science education that is based on educational praxis developed beyond school education emphasing the initiatives that empower individuals, institutions and communities according to the logic of lifelong learning and with life. So this work is structured in two main parts, the first presents mainly the conceptual framework, seeking to emphasize the anthropological breadth of education and its relationship with the local development policies focused on qualifying actors. In a second part it is presented the description of the empirical study, supported by the analysis of three dynamic actors, referring respectively to the Local Council for Social Action (CLAS); City Board of Education (CME) and Trofa Community of Learners (TCA). It was mainly analyzed their goals, their organizational models and practices of articulation, trying to find out about the constraints and challenges they face. The knowledge produced allowed us to conclude about the relevance of a greater coordination between educational and social parties and the importance of stakeholders participation in local development processes, requesting the need for their socio-pedagogical qualifications, particularly the competence of work in "network" and deepening socio-communitarian regulation measures that help the human and social capital development in territories and communities.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13962
Aparece nas colecções:R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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