Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13917
Título: O trabalho cooperativo na profissão docente : um estudo de caso no âmbito do Ensino Secundário
Autor: Vaz, Joaquim Maria Furtado
Orientador: Silva, Pedro de Carvalho da
Palavras-chave: Cooperação Docente
Colaboração Docente
Colegialidade Docente
Isolamento Profissional Docente
Individualismo Profissional Docente
Cultura Profissional Docente
Data de Defesa: 2014
Resumo: O tema central desta investigação insere-se no âmbito da problemática sobre a administração e organização escolar tendo como foco de análise o trabalho cooperativo, o isolamento e o individualismo profissional docente. Trata-se de um tema de grande interesse na cultura profissional dos professores e, neste contexto, constitui-se como objecto fundamental de pesquisa o conhecimento e a percepção das condições em que decorre o trabalho docente nos grupos disciplinares e nos conselhos de turma. O estudo faz incidir um olhar essencialmente pedagógico sobre o discurso e as reflexões pessoais e profissionais dos professores de uma Escola Secundária da região da Grande Lisboa, tendo como perspectiva de análise as concepções, os modelos e as tipologias de trabalho que realizam. A questão inicial da investigação centra-se sobre a problemática do trabalho cooperativo na profissão docente, com especial relevância para os problemas relacionados com os princípios do trabalho cooperativo dos professores, a sua autonomia, empenho e participação responsável nos projectos e nas acções educativas. Ao longo do estudo procurámos estabelecer a distinção teórico-conceptual entre os conceitos de individualismo, isolamento, privatismo, trabalho cooperativo e colegialidade na docência com o enfoque sobre o alcance e o significado pedagógicos desses fenómenos no quadro do processo de ensino e de aprendizagem. Desde logo, tomámos como suporte metodológico a conceptualização dos processos e dos pressupostos inerentes à implementação de estratégias de análise e de interpretação dos dados empíricos recolhidos ao longo da pesquisa. Neste sentido, foi possível identificar as causas, as razões e os motivos empíricos que sustentam as várias tipologias de trabalho docente na escola. Um desses aspectos é o reconhecimento do papel activo dos professores, o seu contributo para a desmistificação dos fenómenos de individualismo e de isolamento profissional. As informações recolhidas permitiram-nos clarificar melhor a questão inicial, com o enfoque sobre a verificação e análise das respostas dos professores, em especial, as entrevistas e os questionários exploratórios. Apresentamos em síntese as principais conclusões e os resultados do estudo em razão do que foi sendo vivido pelos participantes no quadro de uma metodologia qualitativa, onde se privilegiou, também, a vertente etnográfica e interpretativa dos aspectos socioculturais e socioprofissionais mais marcantes do quotidiano escolar dos professores.
The central theme of this research touches upon the problem of administration and school organization and focuses on the cooperative work, the isolation and individualism on teaching profession. It is doubtless a topic of great interest in the professional culture of teachers and, in this context, the knowledge and awareness of conditions in which the act of teaching takes place in the different areas and in classes’ councils are fundamental objects of research. This study pretends, on a pedagogical way, to focus essentially and on the speech and personal and professional reflections of the teachers of a secondary school in the region of Lisbon, keeping in mind concepts, models and types of the tasks they do. The initial research question focuses on the problem of cooperative work in the teaching profession, with special relevance to the issues and objectives of this school in strengthening the principles of cooperative and collegial work of teachers, in their autonomy, interest and responsible participation in projects and educational activities I seek to do a theoretical and conceptual distinction between individualism, isolation, privatism, cooperative work and collegiality in teaching, emphasizing especially the pedagogical scope and meaning of these phenomena in the teaching-learning process. First of all, we took as methodological support the conceptualization of the processes and the assumptions inherent in the implementation of strategies for analysis and interpretation of empirical data collected during the research. Thus, it was possible to identify the causes, reasons and empirical reasons which support the several types of teaching in school. One of these aspects is the recognition of the active role of teachers, their contribution to the demystification of the phenomena of individualism and professional isolation. The gathered information allowed us to clarify the initial question, with the focus on the verification and analysis of the responses of teachers, in particular the interviews and the exploratory questionnaires. In short, we present here, the main findings and conclusions of the study based on what was being experienced by participants within a qualitative methodology that also privileged the ethnographic and interpretative aspects of the socio-cultural and socio-professionalteachers’ daily school life.
Le thème central de cette investigation porte sur le problème de l’administration et l'organisation de gestion et de l'école en se concentrant sur le travail coopératif, l’isolement et l'individualisme professionnel des professeurs. Il s'agit d'un sujet de grand intérêt dans la culture professionnelle des enseignants et dans ce contexte la connaissance et la perception des conditions dans lesquelles l'enseignant travaille dans les différents domaines et dans les conseils de classe devient un objet fondamental de recherche. Cette étude a une orientation essentiellement pédagogique sur le discours et la réflexion personnelle et professionnelle des enseignants d'une école secondaire dans la région de Lisbonne, dans le but d'examiner les concepts, modèles et types de travail à leur charge. La question de recherche initiale se centre sur le problème du travail coopératif dans la profession enseignante, avec un intérêt particulier pour les enjeux et les objectifs d’une école essayant de renforcer des principes du travail coopératif et collégial des enseignants, dans leur autonomie, leur engagement et leur participation responsable dans les projets et activités éducatives. Je cherche à établir une distinction théorico-conceptuelle entre l'individualisme, l'isolement, le privatisme, le travail coopératif et la collégialité dans l'enseignement, soulignant en particulier la portée pédagogique de ces phénomènes dans le processus d'enseignement-apprentissage. Tout d'abord, nous avons choisi comme support méthodologique la conceptualisation des processus et des hypothèses inhérentes à la mise en oeuvre de stratégies d’analyse et l'interprétation des données empiriques recueillies au cours de la recherche. Ainsi, il a été possible d'identifier les causes, les raisons et les motifs empiriques qui supportent des différentes typologies du travail de l'enseignant à l'école. Un de ces aspects est la reconnaissance du rôle actif des enseignants, leur contribution à la démystification des phénomènes de l'individualisme et de l'isolement professionnel. Les informations recueillies nous ont permis de clarifier la question initiale, en mettant l'accent sur la vérification et l'analyse des réponses des enseignants, en particulier les entretiens exploratoires et les questionnaires. Voici en résumé les principales constatations et conclusions de l'étude en raison de ce qui a été vécu par les participants au sein d'une méthodologie qualitative, où on a aussi privilégié les aspects ethnographiques et d'interprétation de la situation socio-culturelle et socio-professionnelle les plus marquants du quotidien des enseignants.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13917
Aparece nas colecções:R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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