Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13865
Título: (Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra
Autor: Silva, Ana Sofia Santos
Orientador: Antunes, Paulo
Caldeira, Artur
Palavras-chave: Aprendizagem Musical Informal e Formal
Histórias de Vida
Percursos de Aprendizagem
Ensino da Guitarra
Informal and Formal Music Learning
Life Stories
Learning Pathways
Guitar Teaching
Data de Defesa: 25-Nov-2013
Resumo: Este trabalho de investigação caracterizado por uma abordagem qualitativa tem como objetivo perceber, através da técnica da entrevista e da observação direta, de que forma o percurso de um professor se reflete na sua prática pedagógica. Procuramos incidir a nossa investigação apenas em professores que apresentassem um percurso formal e informal. Foram entrevistados quatro professores de guitarra que lecionam, no ano letivo 2012/ 2013, em Portugal, dois deles num contexto de ensino superior e os restantes em escolas de ensino especializado da música. Os resultados obtidos demonstram como se processa a aprendizagem em contextos escolares e extraescolares, revelando uma breve caracterização destes dois contextos. Os professores participantes demonstram a importância da mediação entre aquilo que são as expectativas do aluno relativamente à aprendizagem de um instrumento e os programas das disciplinas, procurando manter o aluno motivado. Demonstram também algumas estratégias e filosofias que os professores transportam de um contexto para o outro, expressando o pensamento de que as aprendizagens fora da escola devem ser consideradas, em conjunto com as que acontecem dentro dela, como um fenómeno global da aprendizagem e não como aspetos distintos e que não se cruzam.
This investigation paper characterized by a qualitative approach seeks, through the interview and direct observation technics, to understand in what way the teacher’s pathways reflects on his pedagogic practice. We aim to focus our investigation only on teachers who present both a formal and informal academic career. Four guitar teachers were interviewed who worked in the school year 2012/2013 in Portugal, two of them in the context of higher education and the remaining in schools specialized in music education. The results show how the learning process works both in the school and nonschool contexts, revealing a brief characterization of these two. Participating teachers demonstrate the importance of mediation between what are the expectations of the student in relation to learning an instrument and the discipline’s programs, trying to keep the student motivated. They also demonstrate some strategies and philosophies that teachers carry from one context to another, expressing the thought that the learning made out of the school context should be considered, together with that happen within it, as a global phenomenon and not as separate learning aspects that don’t intersect.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13865
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(des)construindo percursos_estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra.pdf712,27 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.