Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13854
Título: Professora e diretora de turma
Autor: Vergueiro, Maria de Lurdes Pinto
Orientador: Machado, Joaquim
Palavras-chave: Percurso Profissional
Gestão Democrática
Lideranças Intermédias
Diretor de Turma
Coordenador de diretores de Turma
Professional Career
Democratic Management
Intermediate Leaderships
Headteacher
Headteachers’ Coordinator
Data de Defesa: 21-Jan-2014
Resumo: Este relatório reflexivo, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização de Administração e Organização Escolar, é o resultado de uma reflexão e análise do meu percurso profissional, iniciado no ano letivo de 1983/84, como professora de Inglês e Alemão, nos ensinos regular e profissional, e no desempenho de cargos de direção e de liderança intermédia. Revisitar o passado foi um desafio de memória e, simultaneamente, um reencontro com vivências, pensamentos e momentos de um percurso, que, ao interpretá-los agora, me apercebo até que ponto foram relevantes e condicionaram o meu caminho. A lecionação em escolas de zonas diferenciadas, fez-me compreender que os contextos onde se trabalha influenciam o nosso percurso e a forma como exercemos a nossa atividade. Por outro lado, também os contextos socio políticos atuam sobre, ou determinam, o caminho percorrido, como aconteceu com as alterações políticas e legislativas decorrentes da implantação e consolidação da democracia em Portugal, que culminaram no modelo de gestão democrática das escolas. Neste contexto, se o papel do professor se foi alterando, de mero instrutor a coeducador, o mesmo aconteceu com o diretor de turma que apesar de nem sempre reconhecido, surge como figura central do processo educativo, pela posição privilegiada que ocupa no relacionamento com alunos, professores e pais/encarregados de educação. No entanto, a falta de formação inicial e contínua nas áreas da gestão flexível do currículo, o reduzido número de horas para exercer o cargo e o grande pendor administrativo e burocrático que tem pesado sobre a direção de turma, entre outros, são obstáculos à sua ação como gestor pedagógico intermédio. De igual modo, também o coordenador dos diretores de turma vê a sua ação condicionada pela dependência de imperativos legais e pelas decisões da direção da escola e do Conselho Pedagógico.
This report, produced as a final work to obtain a Master’s degree in School Administration and Organization, is the result of the reflection and analysis of my professional career, started in the school year 1983/84, as a teacher of English and German, both in regular and professional courses as well as the performance of several tasks of leadership and intermediate leadership. Revisiting past memories and simultaneously remembering experiences, thoughts and moments of a path was a challenge and at the same time a way of understanding how relevant they were and how they influenced the professional I have become. Teaching in several schools in different regions made me aware of the influence their contexts had upon the way teachers teach and develop their careers. On the other hand teachers' performances were also determined by the implementation of a democratic regime in Portugal in the mid seventies, which changed the social and political backgrounds and established a democratic school management. Consequently, not only the teacher's role has changed from a mere instructor to a co- educator, but also headteachers had to assume different responsibilities. Even though headteachers haven't always been valued, all the educational system is centered on them due to the privileged position they are in by interacting directly with students, teachers and parents. Nevertheless, the lack of training in areas such as flexible curriculum management, the reduced number of hours available to perform some tasks and the huge amount of administrative and bureaucratic work prevent their effective action as intermediate pedagogic managers. Likewise the headteachers' coordinator sees his/her action conditioned by legal demands and by school leaders' decisions as well.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13854
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



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