Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13827
Título: Aperfeiçoamento profissional
Autor: Madeira, Cláudia Marques
Orientador: Borges, Teresa
Data de Defesa: 15-Mai-2013
Resumo: O Curso de Mestrado em Enfermagem de natureza profissional na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, realizado na Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras – Viseu, visa o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanas, para prestar, além de cuidados gerais, cuidados de enfermagem especializados na respectiva área de especialização e, mais concretamente ao utente em estado crítico. O curso decorreu durante três semestres, integrando uma componente curricular teórica e uma prática (ensinos clínicos) e a realização do respectivo relatório. Os ensinos clínicos, os quais correspondem a um total de 750 horas (30 ECTS), sendo 540 horas de contacto e as restantes 210 horas de trabalho individual, foram realizados no Hospital de São Teotónio - Viseu, repartido por três módulos: - Módulo I: serviço de Urgência, que decorreu no serviço de Urgência Geral de 24/04/2010 a 26/06/2010; - Módulo II: Cuidados Intensivos/intermédios, que decorreu na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de 04/10/2010 a 30/11/2010; - Módulo III: opcional, que decorreu na Unidade de Nefrologia/Diálise de 03/01/2011 a 28/01/2011; sob orientação da Professora Teresa Borges e a tutoria de enfermeiros especialistas dos respectivos locais de estágio. A realização dos referidos estágios facilitou a consolidação de conhecimentos teóricos, impulsionou o saber ser e o saber fazer, contribuindo para um crescimento pessoal e profissional. Permitiu também a aquisição de competências científicas e técnicas em prol da prestação de cuidados específicos a utentes urgentes e emergentes, em estado crítico e utentes com patologia renal, nas diversas fases da doença. Por outro lado, foi enriquecedor pelo conjunto de competências desenvolvidas ao nível relacional, nomeadamente, no que respeita à comunicação e à relação terapêutica estabelecida com os utentes e família. Metodologicamente, neste relatório perspectiva-se descrever e reflectir acerca do percurso teórico-prático descrito anteriormente cujo objectivo major reside na aquisição de competências como enfermeira especialista.
The Master Degree Course in Nursing and in the more specific area of Medical - Surgical Nursing held at the Portuguese Catholic University situated in Viseu, the Beiras Regional Center, seeks to develop technical, scientific as well as practical skills with a view to provide not only general care but also targeting more specialized skills relating to the specific area of Nursing chosen which in this case relates to patients in critical condition. The duration of the course was three semesters which included theory and practical (in a clinical environment) and the compilation of each respective report. The practical experience obtained in a clinical environment corresponds to a total of 750 hours (30 ECTS) being: 540 hours of active contact with patients and medical staff; and 210 hours of individual work. This took place at Hospital São Teotónio – Viseu, and was divided into three modules: - Module I: Emergency Service, which took place at the General Emergency Service Center from the 24/04/2010 to the 26/06/2010; - Module II: Intensive/Intermediate Care, which took place at the Polyvalent Intensive Care Unit from the 04/10/2010 to the 30/01/2011; - Module III: Optional, took place at the Nephrology/Dialysis Unit from 03/01/2011 to 28/01/2011; under the guidance of Professor Teresa Borges as well as the tutoring of specialized nurses in the various locations. These internships facilitated the consolidation of theoretical knowledge stimulating the “how to be” and “how to do” and contributing to a personal and professional growth. In addition scientific and technical skills were obtained as a direct result of the special care administered to existing and emerging patients in critical state requiring emergency treatment as well as patients with renal related medical problems in the various phases of illness. On the other hand it was extremely enriching due to the set of various skills obtained namely relational skills concerning the communication and therapeutic relationship, which is naturally established with the patients and their families. This report will describe and reflect the various stages of learning both theoretical and practical as described briefly above, where the primary objective lies in obtaining the necessary skills required as a specialized nurse.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13827
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DCSV - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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