Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13786
Título: Relatório de estágio
Autor: Fernandes, Fabiano da Silva
Orientador: Melo, Jorge
Data de Defesa: 4-Abr-2012
Resumo: O Enfermeiro, ao longo da sua vida profissional, deve construir os seus “saberes” aliando a reflexão à ação, na medida em que o processo de auto-formação deve ser desenvolvido através da aquisição e consolidação de novos conhecimentos que visam a melhoria da qualidade de cuidados. Este facto levou-me a realizar o presente curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no qual insere na sua estrutura a realização de estágios, distribuídos por três módulos. Estes, deveriam perfazer 180 horas cada um, no entanto o Módulo III teve apenas a duração de 120 horas. A minha opção para o Módulo I foi o Serviço de Urgência Geral do Hospital São Teotónio, Entidade Pública Empresarial, que decorreu de 15 de Setembro a 25 de Novembro de 2009. Para o Módulo II, a Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes da mesma instituição, realizado entre 23 de Novembro de 2009 e 25 de Fevereiro de 2010. O Módulo III, no âmbito da emergência pré-hospitalar, o Instituto Nacional de Emergência Médica – Secção Regional do Norte, iniciado a 19 de Dezembro de 2009 e finalizado a 20 de Fevereiro de 2010. De acordo com o estipulado no Plano de Estudos deste curso, para a realização de cada Módulo está determinado a orientação tutorial por parte de um ou mais Enfermeiros Especialistas, bem como a realização de um Projeto de Estágio. Esse documento, deverá conter os objetivos gerais e específicos para cada Módulo e servirá de guia orientador nas atividades a desenvolver. Refletindo sobre todas as atividades desenvolvidas e os conhecimentos adquiridos, posso afirmar que os objetivos propostos no Plano de Estudos da Universidade Católica Portuguesa, concomitantemente com os objetivos pessoais delineados, foram atingidos em todos os Módulos do Estágio de uma forma satisfatória. O relato das experiências que decorreram nos Módulos de estágio constitui o presente Relatório.
A nurse, throughout their professional lives, should construct their “knowledge” combining reflection with action; in that, the self-training process should be developed through the acquisition and consolidation of new understanding that guarantee the improvement of the quality of medical care. This fact made me carry out the present Master’s Degree in Nursing with the specialization course in Medical and Surgical Nursing, which includes in its structure the execution of internship periods divided in three modules. These should amount to 180 hours each one, although Module III only had the duration of 120 hours. My option for Module I was the General Emergency Department in São Teotónio Hospital, Public Corporate Entity, which was carried out from September 15th to November 25th, 2009. For Module II, The Polyvalent Intensive Care Unit in the same institution, carried out from November 23rd, 2009 to February 25th, 2010. Module III, in the ambit of Pre-Hospital Emergency, the National Institution of Medical Emergency – North Regional Section, starting on December 19th and finishing on February 20th, 2010. According to the stipulations in the Syllabus of this course for the execution of each Module, the tutorial guidance is determined by one or more Specialized Nurses, as well as the completion of the Internship Project. That document should include the general and specific objectives for each Module and will serve as an orientation guide in the activities to develop. Reflecting on all the developed activities and acquired knowledge, I can affirm that the proposed objectives in the Syllabus of the Portuguese Catholic University, concomitantly with my personal objectives were achieved in all internship Modules in a satisfactory manner. The account of the experiences that were carried out in the Internship Modules is the basis of the present report.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13786
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