Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13777
Título: A cultura visual como recurso educativo no ensino das Artes Visuais
Autor: Ribeiro, João César Gonçalves
Orientador: Palhinha, Maria Helena
Palavras-chave: Cultura Visual
Pedagogia Ativa
Competências
Artes Visuais
Metodologia Triangular
Visual Culture
Active Pedagogy
Competences
Visual Arts
Triangular Methodology
Data de Defesa: 26-Mar-2013
Resumo: O presente trabalho pretende descrever um estudo sobre a prática pedagógica de estágio profissional no ensino das artes visuais. A convicção da importância das artes na expressão pessoal, social e cultural dos alunos como competências essenciais a desenvolver através da articulação de várias formas do saber, bem como, a constatação da atual prática no ensino das artes visuais apenas centrado no fazer, conduziu-nos à implementação de uma proposta de modelo de intervenção pedagógica, na disciplina de Educação Visual. Neste sentido, aprofundamos algumas ideias e conceitos sobre a cultura visual como recurso pedagógico no ensino das artes visuais através do uso de imagens de obras de arte em contexto de sala de aula. Como proposta metodológica, foram explorados alguns métodos pedagógicos propostos pelos seguintes teóricos: A “Proposta Triangular” de Ana Mae Barbosa (1991), O “Primeiro – Olhar” de João Pedro Fróis (2000), e os “Estádios de desenvolvimento Estético” de Abigail Housen (2000) que serviram de referência à implementação da prática pedagógica. Numa linha de investigação, elaborámos um conjunto de atividades orientadas para o exercício da cultura visual, através da análise e interpretação de imagens de obras de arte, bem como, da realização dos trabalhos de expressão plástica. O principal objetivo foi o de conhecer se os alunos conseguem identificar e verbalizar corretamente os conceitos aprendidos nas diferentes unidades didáticas da disciplina de Educação Visual, e de que forma transferem esses conhecimentos para os trabalhos de expressão plástica. O conteúdo das verbalizações proferidas pelos alunos em relação às imagens, e o registo dos desenhos, foram, finalmente, analisados qualitativamente, permitindo-nos concluir que este tipo de experiências e aprendizagens foram muito importantes para perceber a metodologia do Ver, do Pensar e do Fazer no ensino das artes visuais, bem como, o desenvolvimento das nossas competências docentes.
The present work intends to describe a study on the teaching practice on the professional training in Arts teaching. The conviction of the importance of Arts for the students’ personal, social and cultural expression, as key competences to develop through the articulation of various forms of knowledge, besides the awareness of the current practice in the Arts teaching that is centered only in the execution, led us to propose the implementation of a pedagogical intervention model for the school subject Arts. In this sense, we have deepened some ideas and concepts on the visual culture as a pedagogical resource in the teaching of Arts through the use of images of art pieces/works in the classroom context. As a methodological suggestion, were explored some pedagogical methods suggested by the following theorists: “Proposta Triangular” by Ana Mae Barbosa (1991), “Primeiro – Olhar” by João Pedro Fróis (2000), as well as “Estádios de Desenvolvimento Estético” by Abigail Housen (2000), that were valuable references for the implementation of the pedagogical practice. As a research line, we have drawn up a set of activities aimed for the exercise of the visual culture, through the analysis and interpretation of work of art images, as well as the production of plastic expression works. The main aim was to know if students are able to identify and verbalize properly the concepts learnt in the different didactic units of the subject, and how they transfer this knowledge to the plastic expression works. The content of verbal comments made by students, in what concerned the pictures, as well as the register of the drawings, were analyzed qualitatively, allowing us to conclude that this type of experiences and apprenticeships were very important to understand the See, Think and Do methodology in the teaching of Arts, along with the development of our teaching skills.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13777
Aparece nas colecções:FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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