Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13762
Título: A reputação e a responsabilidade social na BP Portugal : a importância da comunicação
Autor: Vintém, Ana Margarida Nisa
Orientador: Seruya, José Manuel
Palavras-chave: Reputação
Responsabilidade Social
Comunicação
Reputation
Social Responsibility
Communication
Data de Defesa: 3-Fev-2014
Resumo: Tendo como objeto de estudo a BP Portugal e respetivas áreas de negócio a operar ao nível nacional, Castrol, BP Gás, BP Fuels Value Chain o presente relatório tem como ponto de partida o estágio realizado no Departamento de Comunicação e Relações Institucionais da BP Portugal, onde, através de observação participativa, me foi dada a oportunidade de lidar com os diferentes instrumentos de comunicação utilizados por esta multinacional a operar no mercado Português, os quais procurei enquadrar com fundamentos teóricas articulando as temáticas de comunicação, reputação e responsabilidade empresarial. Este relatório tem por objetivo dar um contributo à compreensão comunicação enquanto motor de alavanca para a reputação e responsabilidade social das organizações em Portugal. Concluo que as práticas internas da BP Portugal, foram um objeto de estudo interessante, uma vez que, em qualquer um dos temas em análise, a sua política interna demonstra uma preocupação constante tanto para com os seus colaboradores como para com a comunidade envolvente. Num setor em constante evolução e mudança, a reputação torna-se um fator diferenciador de mercado. Assim, a BP Portugal opta por estratégias diferenciadoras, que visem uma maior proximidade com os seus principais clientes, fornecedores e demais stakeholders, as quais lhe permitem distinguir-se da concorrência. Através de ações de responsabilidade social, a BP Portugal assume o seu posicionamento enquanto empresa responsável, que se preocupa não só com a sociedade onde se insere como também com o meio ambiente, mantendo por isso uma forte relação com os seus principais stakeholders – desde clientes, a colaboradores, fornecedores, parceiros, administradores e entidades governamentais. Para alcançar os seus objetivos estratégicos e de negócio, a BP Portugal mantém uma elevada aposta na comunicação, uma ferramenta essencial para atingir todos os seus públicos-alvo. Quer através de estratégias de comunicação interna, como através de estratégias de comunicação externa, a BP Portugal procura atingir todos os seus públicos, transmitindo as suas mensagens com a maior clareza e veracidade.
Having as object of study BP Portugal and respective business areas operating in Portugal, Castrol, BP Gas, BP Fuels Value Chain, this report has as its starting point the stage held in the Department of Communication and Institutional Relations of BP Portugal, where I was given the opportunity to observe the different communication tools used by this multinational company operating in the Portuguese market, which sought to frame theoretical foundations with articulating the themes of communication, reputation and corporate responsibility. This report aims to contribute to understanding communication, while engage lever to the reputation and social responsibility to the organizations in Portugal. I conclude that the internal practices of BP Portugal, were as interesting object of study, because in any of the topics in analysis, its internal policy demonstrates a constant concern both to its employees as to the suttounding community. In an industry in constant evolution and change, reputation becomes a market differentiator. Thus, BP Portugal opts for differentiating strategies, aimed at greater proximity to this key customers, suppliers and other stakeholders, which allow to distinguish from the competition. Through its Social Responsibility practices, BP Portugal assumes its position as a responsible company that is concern not only with the society as well as with the environment, so keeping a strong relationship with its key stakeholders – from customers to employees, suppliers, partners, administrators and government entities. To achieve its strategic and business objectives, BP Portugal maintains a high focus in communication, an essential tool for achieving all its stakeholders. Either through internal communication, or through external communication strategies, BP Portugal aims to achieve its stakeholders, transmitting their messages with clarity and veracity.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13762
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.