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Os desafios da representação gráfica : aspetos teóricos e práticos

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Abstract(s)

O Relatório da prática pedagógica evidencia que os alunos adolescentes manifestam dificuldades na representação gráfica de formas, volumes, sombras, profundidade… A razão fundamental destas dificuldades reside na execução imprecisa do processo sequencial de perceção, registo/construção mental e representação gráfica. Investigamos os momentos desse processo, recorrendo a instrumentos fundamentais produzidos por Rudolf Arnheim, Donald Hoffman e Phil Metzger. O enquadramento teórico determinou uma intervenção pedagógica de operacionalização de estratégias de questionamento da qualidade da observação, bem como de promoção de reflexões sobre a mesma. Os alunos evidenciaram o seu entendimento de que o cumprimento desta primeira fase de forma audaz alavanca-nos para um registo mental mais qualificado da matéria observada. Aplicamos técnicas de representação gráfica, de promoção de uma observação sagaz e de um entendimento majorado da representação das formas, dos volumes e das sombras. No decorrer dos exercícios propostos, os alunos foram alertados para a dificuldade dos erros/ilusões visuais que estremecem o discernimento visual e podem provocar distorções da realidade observada. Em função dos resultados decorrentes dos exercícios propostos ao longo do ano letivo e dos inquéritos de avaliação registados, a investigação permitiu constatar uma evolução dos alunos na qualidade da observação e na destreza de gestos.
The teacher training report shows that teenage students face obstacles when graphically representing shape, volume, shade, depth… The main reason behind this issue lies in the inaccurate execution of the sequential process of perception, mental recording/construction and graphic representation. We looked into the concrete moments of this process with the help of fundamental tools produced by Rudolf Arnheim, Donald Hoffman and Phil Metzger. The theoretical framework determined a pedagogical intervention which consisted of activating strategies based on the questioning of the quality of the observation as well as on the triggering of reflection about this same observation. Students claimed to believe that the successful fulfillment of this first phase provided a solid basis for a more accurate mental record of the observed content. We used techniques of graphic representation and procedures which promoted clear-cut observation as well as enhanced understanding of shape, volume and shade representation. While solving the proposed exercises, students were made aware of the visual errors/illusions which affect visual perception and may cause distortion of the observed reality. Based on the outcomes of the exercises proposed throughout the school year and on the results of the assessment surveys conducted, research gave evidence of the students’ evolution with regard to the quality of their observation and technique.

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Perceção Entendimento Inteligência visual Representação gráfica Perception Understanding Visual intelligence Graphic representation

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