Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13744
Título: Qual a relação entre abordagens à aprendizagem e conceções pessoais de inteligência?
Autor: Rodrigues, Andreia Daniela Pereira
Orientador: Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
Palavras-chave: Aprendizagem
Abordagens à Aprendizagem
Autorregulação
Inteligência
Conceções Pessoais de Inteligência
Learning
Approaches to Learning
Auto-Regulation
Intelligence
Personal Conceptions Intelligence
Data de Defesa: 15-Mai-2013
Resumo: Esta dissertação centra-se no estudo da análise da relação entre abordagens da aprendizagem e conceções pessoais de inteligência. Para além da análise correlacional, proceder-se-á a uma análise das diferenças tendo em conta várias variáveis sociodemográficas, tais como, idade, género, ano escolar, rendimento académico e dias de estudo. Para perceber estas relações foi utilizado um questionário sociodemográfico, o Inventário de Processo de Estudo-IPE (Rosário, Ferreira & Cunha, 2003) e a Escala de Conceções Pessoais de Inteligência-ECPI (Faria, 2001). As abordagens da aprendizagem serão descritas tendo por base o modelo teórico de SAL (Students Approaches to Learning) e as conceções pessoais de inteligência serão discutidas à luz da teoria de Dweck O estudo foi realizado com 258 alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, de dois agrupamentos de escolas. Os principais resultados indicam-nos que existe uma correlação positiva entre a conceção estática de inteligência e a abordagem profunda da aprendizagem e entre a abordagem superficial e a conceção dinâmica.
This dissertation focuses on the study examining the relationship between approaches to learning and personal conceptions intelligence. Beyond correlational analysis, it will carry out an analysis of the differences taking into account various socio-demographic variables such as age, gender, school year, academic performance and study days. To understand these relationships, we used a sociodemographic questionnaire, the Inventory Case Study (Rosário, Ferreira & Cunha, 2003) and the Scale of Intelligence-Personal Conceptions (Faria, 2001). The approaches to learning are described based on the theoretical model of SAL (Students Approaches to Learning) and conceptions personal intelligence will be discussed in the light of the theory of Dweck The study was conducted with 258 students from 7th to 9th grade, two groups of schools. The main results show us that there is a positive correlation between the static conception of intelligence and deep learning approach and enter the superficial approach and dynamic conception.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13744
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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