Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13739
Título: A avaliação da formação na CIE Plasfil : relatório de estágio
Autor: Varanda, Ana Mafalda Folhas
Orientador: Valverde, Camilo
Palavras-chave: Modelos de Avaliação da Formação
Contexto Organizacional
Avaliação da Formação
Sugestões de Melhoria
Training Assessment Models
Organizational Context
Training Assessment
Suggestions for Improvement
Data de Defesa: 7-Mar-2013
Resumo: O objetivo deste TFM1 consiste em analisar os processos de avaliação da formação que vigoram na CIE Plasfil, a fim de poder desenvolver um conjunto de sugestões que permitam à empresa otimizar as suas práticas a este nível, promovendo desta forma a existência de formações de excelência. Este trabalho seguiu uma metodologia de investigação qualitativa: o estudo de caso, recorrendo a ferramentas como a análise documental, a observação participante e a entrevistas para recolher informação acerca das 3 formações selecionadas como casos de análise. Conclui-se que a empresa conta já com um conjunto de boas práticas elogiável, denotando, no entanto, algum potencial de melhoria a este nível. Por outras palavras, da recolha de dados conclui-se que existe por parte da empresa a noção correta do que deve ser feito, mas por constrangimentos vários, esse conhecimento nem sempre é aplicado de forma sistemática. Neste enquadramento, apresento um modelo de avaliação da formação desenvolvido, com base na literatura existente, que contempla 5 fases de avaliação: avaliação do contexto de partida, avaliação das aprendizagens, avaliação da satisfação e da capacidade para transferir, avaliação da transferência e avaliação dos resultados. Para além disso, as várias fases de avaliação sugeridas são integradas no ciclo formativo, sendo dadas várias indicações acerca de práticas a adotar em cada etapa para promover formações de excelência, adaptadas às objetivos da organização e às necessidades dos colaboradores.
The purpose of this TFM is to study the training assessment processes in operation at CIE Plasfil with a view to compiling a set of suggestions that will enable the company to optimize its practices at this level. It can thus promote training excellence. This work adopts a qualitative research approach: a case study, making use of tools such as document analysis, participant observation and interviews to gather information on the 3 types of training chosen for analysis. It is concluded that the company currently implements a praiseworthy set of good practices, but there is some scope for improvement. That is to say, in terms of data collection it is concluded that the company has a clear idea of what should be done, but owing to various constraints this knowledge is not always systematically applied. I am therefore presenting a training assessment model developed on the basis of the existing literature. It involves 5 assessment steps: appraisal of the departure point; assessment of learning; assessment of satisfaction and the ability to transfer; assessment of transfer, and evaluation of the results. In addition, the various assessment steps suggested are included in the training cycle, and several indications are given with respect to the practices to adopt in each step to encourage training excellence tailored to the goals of the organization and the needs of its employees.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13739
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa+Resumo.pdf328,59 kBAdobe PDFVer/Abrir
TFM_MafaldaVaranda.pdf6,37 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.