Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13734
Título: Percursos de enfermagem onde a vida acontece
Autor: Luis, Maria da Natividade Gomes Brito Costa
Orientador: Borges, Teresa
Data de Defesa: 15-Mai-2013
Resumo: O Curso de Mestrado de Natureza Profissional na área de Enfermagem Médico-cirúrgica, realizado na Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, visa o desenvolvimento de competências para a assistência ao doente em estado crítico. A sua consecução prevê a realização de um ciclo de estudos com a duração de três semestres, que integra uma componente curricular teórica, um estágio e a elaboração do respectivo relatório final, que será objecto de discussão pública. O estágio realizado no Hospital São Teotónio EPE, decorreu sob a orientação da Enfermeira Teresa Borges (enquanto professor orientador) e de um Enfermeiro Tutor por cada local de estágio, sendo dividido em três módulos: Módulo I – Serviços de Urgência a que me foi concedida a creditação, por possuir competências desenvolvidas nesta área; Módulo II – Cuidados Intensivos / Intermédios que decorreu no período de 5/7/2010 a 31/7/2010 e 6/9/2010 a 30/9/2010 na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários e o Módulo III – Opcional que decorreu no período de 4/10/2010 a 30/11/2010 na Nefrologia/Diálise. A elaboração deste relatório final, além de servir de instrumento de avaliação no contexto de pós licenciatura de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, pretende descrever as experiências e conhecimentos mais significativos adquiridos ao longo dos estágios dando resposta ao grande objectivo geral, definido para este estágio, que era o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais na abordagem ao doente crítico. O meu percurso profissional permitiu-me desenvolver conhecimentos e competências em diversas áreas médicas e cirúrgicas. Actualmente, porque desempenho funções num Serviço de Urgência Geral, sentia necessidade de desenvolver conhecimentos específicos na abordagem do doente crítico, especialmente os relacionados com a continuidade dos cuidados prestados após o atendimento inicial num serviço de urgência. A aprendizagem feita em contexto teórico ajudou a solidificar muitos conhecimentos. A revisão bibliográfica efectuada em cada estágio e as actividades realizadas permitiram, pela sua conjugação, a aquisição de competências técnicas, nomeadamente as relacionadas com a prestação de cuidados específicos aos doentes submetidos a tratamentos como Angioplastia Primária ou Hemodiálise; competências relacionais específicas na área da comunicação com o Doente Crítico e Crónico e competências científicas nas diversas áreas do conhecimento do doente cardíaco e Insuficiente Renal. Em síntese, o gratificante trabalho desenvolvido ao longo do estágio, permitiu-me atingir os objectivos iniciais e adquirir as competências do enfermeiro especialista.
The Professional Masters in the medical-surgical area, held at the Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, aims to develop skills to assist patients in critical condition. It provides a cycle of studies lasting three semesters, which includes a curricular theory component, a training period and the preparation of the final report, which will be the subject of public discussion. The training carried out at Hospital São Teotónio EPE, was held under the supervision of the Nurse Teresa Borges (as guiding professor) and a tutor nurse for each module. It was divided into three modules: Module I - Emergency Services to which I was granted the credits for having developed competencies in this area; Module II - Intensive/ Intermediate Care held during the period 5/7/2010 to 31/7/2010 and 30/9/2010 to 6/9/2010 at the Coronary Intensive Care Unit; and Module III - Optional held in the period from 04/10/2010 to 30/11/2010 in Nephrology / Dialysis. The preparation of this final report, besides serving as a tool for evaluation in the context of post graduate specialization in Medical-Surgical Nursing, aims to describe the experiences and knowledge acquired through the training periods in response to the large overall goal set for this training period, which was the development of scientific, technical and relational skills in the approach to critical patients. My career allowed me to develop knowledge and skills in various medical and surgical areas. Currently, because of my duties in the Emergency Room, I felt the need to develop expertise in treating critically ill patients, especially those related to continuity of care after initial treatment in the Emergency Room. The learning done in the theoretical context helped to solidify a lot of knowledge. The combination of the revision of literature conducted during each training period and the activities allowed for the acquisition of technical expertise, particularly those related to specific care to patients undergoing treatments such as angioplasty or Hemodialysis; specific relational skills in communication with the Chronic and Critical patient and scientific expertise in various areas of knowledge about heart and kidney failure patients. In summary, the rewarding work done during the training period allowed me to achieve the initial objectives and acquire the skills of an expert nurse
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13734
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DCSV - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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