Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13726
Título: As escolas com contrato de autonomia
Autor: Falcão, Patrícia Alexandra Correia Figueiredo
Orientador: Melo, Rodrigo Queiroz e
Palavras-chave: Autonomia da Escola
Contrato de Autonomia
Projeto Educativo
School Autonomy
Autonomy Contracts
Educational Projects
Data de Defesa: 10-Dez-2013
Resumo: O presente estudo realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Administração e Organização Escolar pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa pretende identificar se os Contratos de Autonomia conferem às Escolas e Agrupamentos de Escolas poderes necessários para exercer a sua autonomia. Para tal analisámos os Contratos de Autonomia e os Projetos Educativos de algumas Escolas e Agrupamentos de Escolas. A concessão de autonomia a uma escola visava em primeiro lugar atribuir-lhe poder de decisão e de organização para dar uma resposta rápida à comunidade local. Não parece que tenha sido isso que aconteceu com base nos documentos analisados. Os Contratos de Autonomia assinados por vinte e duas escolas e agrupamentos de escolas em 2007 poderiam ter sido uma lufada de ar fresco na Educação de Portugal, um projecto que poderia e deveria ter tido continuidade.
The present study carried out in the framework of the Masters Course in Administration and School Organization the Faculty of Human Sciences at the Universidade Católica de Lisboa wants to identify if the Contracts of Autonomy confer the Schools and groups of Schools powers necessary to exercise their autonomy. To this end we analyze the Contracts of Autonomy and Educational Projects of some Schools and groups of Schools. The granting of autonomy to a school was intended in the first place to give it power of decision and organization to provide a rapid response to the local community. That does not seem to have happened on the basis of the documents analyzed. The Contracts of Autonomy signed by twenty-two schools and groups of schools in 2007 could have been a breath of fresh air in the Portuguese Education, a project that could and should have had continuity.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13726
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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