Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13707
Título: Crenças sobre auto-regulação da aprendizagem : contributos para a adaptação de uma escala para professores
Autor: Bonjardim, Joana Daniela Neto
Orientador: Dias, Paulo César Azevedo
Palavras-chave: Auto-Regulação
Crenças dos Professores
Adaptação
Auto-eficácia
Self-regulation
Teachers' beliefs
Adaptation
Self-efficacy
Data de Defesa: 15-Mai-2013
Resumo: Esta dissertação tem como principal objectivo estudar os factores que influenciam as crenças dos professores em relação à auto-regulação da aprendizagem dos alunos. Para isso, pelo facto de ser ainda um construto pouco explorado na nossa realidade, começou-se por fazer a adaptação da escala Self- Regulated Learning Teacher Belief Scale (SRLTB, Lombaerts, et al., 2009) que se trata de um instrumento constituído por 10 itens que mede o grau em que os professores consideram o conceito de auto-regulação da aprendizagem adequado e viável para o ensino básico. Para a validade de constructo foram utilizados como auxiliares a Self Regulation Scale (Schwarzer,1999) e Teachers Sense of Efficacy Scale (Tschannen-Moran & Woolfolk Hoy, 2001). Serão estudadas para além disso a relação entre as crenças sobre auto-regulação da aprendizagem e variáveis pessoais e profissionais. Para o estudo em questão, foram recolhidos dados junto de uma amostra constituída por 136 professores do norte do país e os dados foram submetidos a análise factorial e consistência interna. Os resultados obtidos sugerem uma solução com validade razoável e boa fidelidade da Escala de Crenças dos Professores sobre a Auto-regulação da Aprendizagem (ECPAA) (original: Self-Regulated Learning Teacher Belief Scale, SRLTB, Lombaerts et al., 2009), assim como, a existência de factores que influenciam as crenças dos professores sobre a auto-regulação da aprendizagem, como a auto-regulação e auto-eficácia dos professores e variáveis demográficas como a idade e tempo de serviço.
The mains objective of this work, is to study the factors that influence teachers' beliefs regarding selfregulated learning of students. To do so, because it is still a construct in our largely unexplored actually started up by making an adjustment scale Self-Regulated Learning Teacher Belief Scale (SRLTB, Lombaerts, et al., 2009) that this is an instrument consisting of 10 items measuring the degree to which teachers consider the concept of self-regulated learning appropriate and feasible for basic education. To construct validity were used as auxiliary Self Regulation Scale (Schwarzer, 1999) and Teachers Sense of Efficacy Scale (Tschannen-Moran & Woolfolk Hoy, 2001). Will be studied in addition the relationship between beliefs about self-regulated learning and personal and professional variables. For this study, data were collected from a sample of 136 teachers from the north and the data were subjected to factor analysis and internal consistency. The results suggest a solution with good reliability and reasonable validity of the Escala de Crenças dos Professores sobre a Auto-Regulação da Aprendizagem (ECPAA) (original: Self-Regulated Learning Teacher Belief Scale, SRLTB, Lombaerts et al., 2009), thus as the existence of factors that influence teachers' beliefs about self-regulated learning, such as self-regulation and self-efficacy of teachers and demographic variables such as age and time of service.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13707
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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