Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13699
Título: Rumo à enfermeira perita
Autor: Gonçalves, Anabela Ferreira Chaves Correia
Orientador: Borges, Teresa
Data de Defesa: 15-Mai-2013
Resumo: A profissão de enfermagem tem vindo a evoluir nas últimas décadas, havendo necessidade de responder aos desafios que vão surgindo, tendo o enfermeiro como objectivo adquirir conhecimentos através da formação contínua, desenvolvendo capacidades e competências pessoais que lhe permite maior autonomia, responsabilidade, eficácia e segurança na tomada de decisão. A formação permite o desenvolvimento do pensamento crítico e reflectido no contexto da sua prática, visando uma melhoria contínua do exercício profissional com a finalidade de proporcionar ao doente cuidados de qualidade. Assim surgiu-nos a necessidade de frequentar o curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto de Ciências da Saúde, proporcionada pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras. Aquisição de competências implica a mobilização de diversos recursos, alguns deles adquiridos no período de formação teórica e teórico-prática, tornando-se imprescindível uma articulação entre os saberes teóricos e os saberes práticos. Dos três Módulos de estágio integrados no plano curricular do referido curso, realizámos dois, tendo equivalência ao Módulo III (opcional). O estágio Módulo II, foi realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários, no Hospital são Teotónio de Viseu – EPE, no período compreendido entre 26 de Abril e 26 de Junho de 2010, com carga horária de 180 horas. O estágio Módulo I, foi realizado no Serviço de Urgência, no mesmo Hospital no período de 4 de Outubro a 30 de Novembro com a mesma carga horária. A elaboração deste relatório tem como principal finalidade, resumir todo o processo de aprendizagem realizado num contexto prático e como objectivo servir de memória futura para este percurso. No decurso de ambos os campos de estágio ocorreram naturalmente situações complexas e imprevistas, que se revelaram uma mais-valia, pelo facto de nos terem proporcionado aquisição de novas competências, aperfeiçoamento de destreza técnica e tomada de decisões adequadas. A metodologia utilizada é descritiva e faz uma análise reflexiva das actividades desenvolvidas para atingir os objectivos.
The nursing profession has evolved in the last decades and there is a need to respond to the challenges that arise while the goal of the nurse is to acquire knowledge through continuous training and the development of skills and personal competences that will allow autonomy, responsibility, effectiveness and security in decision. Making and by developing critical and reflected thinking in practice context, looking for a continuous improvement of professional practice so that the patient may be offered quality health care. This made it necessary to attend the Medical-Surgical Nursing Specialization Course of Health Science Institute, ministered by Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras. Skills acquisition requires the mobilization of several resources, some of which were acquired during the period of theoretical and theoretical-practical training, making it an essential link between theoretical knowledge and practical skills. From the true Modules of training integrated in the curricular plan of the course we performed two that were equivalent to Module III (optional). The training in Module II was performed in Coronary Intensive Care Unit of Hospital São Teotónio in Viseu – EPE in period between the 26th April and 26 June 2010 and with a total workload of 180 hours (one hundred and eighty hours). The Module I training was performed in Emergency Service, at the same Hospital in the period between the 4th October and 30th November and the same workload hours. The main purpose of this report is to summarize the whole learning process conducted in a practical context and it is intended to provide future memory for this journey. When performing both trainings, some unpredictable and complex situations took place bet they are considered valuable as they allowed the acquisition of new skills, the improvement of technical skills and the adequate decision taking. The methodology used is descriptive and it promotes a reflective analysis of the activities in order to achieve the objectives
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13699
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DCSV - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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