Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13691
Título: A Web 2.0 nas Bibliotecas Escolares Profissionais
Autor: Santos, Maria do Rosário de Afonseca Ribeiro dos
Orientador: Andrade, António
Palavras-chave: Biblioteca Escolar
Biblioteca 2.0
Web 2.0
Ferramentas 2.0
Inteligência coletiva
School library
Library 2.0
Web 2.0 Tools
Collaborative Intelligence
Data de Defesa: 22-Abr-2013
Resumo: Na sociedade atual, a informação constitui-se como elemento chave da vida económica, social, cultural e política e o seu acesso condiciona o percurso individual e coletivo dos cidadãos. A informação tornou-se um instrumento indispensável aos indivíduos, que se querem ativos, participantes, críticos e úteis nesta sociedade, cada vez mais exigente e competitiva. Este crescente reconhecimento da importância da informação no desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades e as novas possibilidades que o advento da Web 2.0 trouxe exigem transformações profundas ao nível da educação a que as bibliotecas escolares não podem ficar alheadas. Partindo destas premissas, o presente estudo de caso exploratório na Escola Profissional de Tecnologia e Gestão de Barcelos, da área de influência da DREN – Direção Regional de Educação do Norte, teve como objetivos conhecer a aplicabilidade das ferramentas da Web 2.0 no contexto educacional, averiguar em que medida a sua utilização pode influenciar o ensino aprendizagem, averiguar acerca das potencialidades e constrangimentos das ferramentas da Web 2.0 enquanto estratégias de comunicação a utilizar pelas bibliotecas escolares. Neste estudo onde participavam 290 estudantes e 66 professores destaca-se como principal conclusão o desconhecimento do conceito sistémico da Web 2.0 e das suas potencialidades na adequação educativa. Apesar desse desconhecimento verifica-se que os estudantes revelam grande interesse pelas ferramentas em exploração isolada e em contexto comunicacional e de entretenimento.
In nowadays society, information is established as a key element of economical, social, cultural and political life and its access conditions the individual and collective course of citizens. Information has become an essential tool to individuals who are sup-posed to be active, participant, critical and useful in this increasingly demanding and competitive society. This growing recognition of information importance in the individual and societies’ development and the new possibilities that the Web 2.0’s arrival brought, demand new profound transformations at education level from what school libraries should not be alienated. Having in account these premises, this work aimed to know the Web 2.0 tools’ applicability in the educational context to find out in what way its use can influence the school libraries mission accomplishment and to evaluate the implementation level of this type of professionals schools in the region of North. From the obtained results, we have pointed out the unawareness of Web 2.0 concept. Despite of that, students have enjoyed their potentialities, showing great interest in Web 2.0 tools, and particularly in communication tools.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13691
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese 12.pdf3,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.