Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13660
Título: Avaliação de desempenho docente : uma experiência, uma visão
Autor: Gonçalves, Maria Emília Ramos
Orientador: Baptista, José Afonso
Data de Defesa: 14-Jan-2013
Resumo: Refletir 25 anos de vida profissional como docente do 2º Ciclo do Ensino Básico nas áreas disciplinares de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica significa trazer à luz alguns aspetos, situações e momentos que ocorreram durante esse tempo. Muita coisa acaba por ficar na sombra: o esforço investido, o entusiasmo e alegria que deram alma às diversas tare-fas/atividades que desenvolvi, o gosto e o prazer pela atividade docente e pelos cargos que desempenhei, o tempo que “consumi” na relação pessoal com cada um que fui encontrando e com quem tantas vezes partilhei fracassos e pequenas vitórias do dia a dia, não são totalmente (nem tão pouco) transmitidos ao papel. Procurando situar-me num espaço temporal mais marcante da minha carreira profissio-nal, diria que esse marco remonta a 2000/2001, ano em que realizei um curso de Orientação Educativa na modalidade de especialização pós-licenciatura na Universidade Católica de Viseu e que me permitiu um bom grau de conhecimentos da evolução das políticas educativas do nos-so sistema de ensino, que a licenciatura não me havia proporcionado. Os cargos desempenhados após esta formação como Coordenadora dos Diretores de Turma, Vice – Presidente do Conselho Executivo, Coordenadora de Departamento, represen-tante da Assembleia do Agrupamento, Vice-Presidente do Conselho Geral Transitório, membro da Comissão Coordenadora de Avaliação de Docentes e Avaliadora/Relatora contribuíram no seu conjunto, em muito, para entrar no caminho de uma perspetiva de formação profissional ao longo da vida. O texto reporta-se aos períodos mais marcantes do meu percurso profissional e à insta-bilidade vivida nas escolas aquando da alteração ao modelo de avaliação de desempenho docente com a revisão do Estatuto da Carreira Docente, Decreto-Lei n.º15/2007, de 19 de Janeiro e a regulamentação do processo de avaliação pelo Decreto Regulamentar, n.º2/2008, de 10 de Janeiro e as alterações pelo Decreto-Lei n,º75/2010, de 23 de junho e sua regulamentação pelo Decreto Regulamentar n.º2/2010, de 23 de junho e ainda as alterações sofridas pelo Decre-to-Lei n.º41/2012 de 21 de fevereiro e pelo Decreto Regulamentar n.º26/2012 de 21 de fevereiro.
Thinking about the twenty-five years of my professional life as a teacher in a Basic School (2nd Cycle) within the areas of Visual Education and Visual and Technological Education is a way of bringing to mind some features, situations and moments that took place during that time. Many things remain undiscovered: the efforts, enthusiasm and joy that were the soul for the several activities and tasks that I have developed, the pleasure I had while teaching my students and taking care of the tasks related to my profession, the time I invested in the personal relations with those I have met and with whom I often shared everyday failures and victories, can’t be, really and totally, written on a piece of paper. When trying to situate and discover one of the most important moments in my ca-reer I dare say that a turning point was the school year 2000/2001 when I attended a Course in Educational Orientation as a postgraduate specialization in the Catholic Univer-sity of Viseu (Universidade Católica de Viseu). That allowed me a good degree of knowl-edge about the evolution of educational politics in our teaching system that I had never been in contact with while graduating. The functions I had to carry out after this formation such as: Coordinator of Class Directors, Vice-President of the Executive Board, Coordinator of the Teachers Depart-ment, Representative in the School Assembly, Vice-President of the General Council, member of the Coordinating Commission of Teachers Assessment and Evaluating Teach-ers, have greatly contributed for entering in the path of professional formation during my life. The text refers to the most important moments of my professional career and to the instability that was felt and lived in the schools when the model of teachers assessment was altered and the Teaching Profession Status (Estatuto da Carreira Docente) was changed through the publication of the following laws: «Decreto-Lei n.º15/2007, de 19 de Janeiro e a regulamentação do processo de avaliação pelo Decreto Regulamentar n.º2/2008, de 10 de Janeiro e as alterações pelo Decreto-Lei nº 75/2010, de 23 de junho, e sua regulamentação pelo Decreto Regulamentar n.º2/2010, de 23 de junho e ainda as alterações sofridas pelo Decreto-Lei n.º41/2012 de 21 de fevereiro e pelo Decreto Regulamentar n.º26/2012 de 21 de fevereiro.»
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13660
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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