Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13656
Título: Profissionalização em contexto pedagógico real : relatório
Autor: Costa, Marco Silva da
Orientador: Cardoso, Maria Sílvia Castro Fortes
Palavras-chave: Prática de Ensino Supervisionado
Informática
Currículo
Processo Ensino/Aprendizagem
Supervised Teaching Practice
Computer Science
Curriculum
Teaching / Learning Process
Planning
Data de Defesa: 26-Jun-2012
Resumo: Este relatório integra-se no Mestrado em Ensino de Informática na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga. Neste procuramos problematizar questões teóricas inerentes à prática docente, onde abordámos questões diversificadas que versam o dia-a-dia do professor, as suas ações e sentimentos relativos a componente de prática de ensino supervisionada realizada, sendo que, neste âmbito, destacamos a relação com os alunos e comunidade educativa, a preparação e execução das atividades letivas e não letivas, retratando aquela que foi a nossa experiência nesta escola. Além destes aspetos retratámos as atividades cientificas desenvolvidas que resultaram na elaboração do artigo científico sob o tema: “Projeto educativo: abordagens teóricas e transversalidade: a informática como recurso ao serviço desse processo”, o qual assume pertinência inegável a qualquer profissional do ensino.
This report is part of a masters’ degree in Computer Science Teaching of the Social Sciences Faculty of the Portuguese Catholic University in Braga. In this report, we seek to discuss theoretical issues inherent to the teaching practice, where we discuss several issues that concern the daily life of teachers, such as, their actions and feelings related to the supervised teaching practice held, and, in this context, we underline the relationship with students and the educational community, the preparation and implementation of teaching and non teaching activities, portraying our experience at this school. In addition to these aspects, we portrayed the scientific activities developed, that resulted in the preparation of a scientific article under the theme: “Educational Project: theoretical approaches and transversality: the computer as a resource to the service of this process,” which assumes undeniable relevance to any professional in the area of education.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13656
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
divulgação.pdf211,49 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatóriofinal.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.