Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13651
Título: Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura : formas de intervenção
Autor: Figueiredo, Maria Célia Fernandes da Costa
Orientador: Ribeiro, Célia
Carvalho, Anabela
Palavras-chave: Dislexia
Intervenção
Fluência de Leitura
Precisão de Leitura e Compreensão Leitora
Dyslexia
Intervention
Reading Fluency
Reading Accuracy and Reading Comprehension
Data de Defesa: 2-Jan-2012
Resumo: As dificuldades específicas da leitura, mais especificamente a dislexia, são um tema que tem vindo a suscitar interesse por parte de muitos investigadores e, apesar de haver já vários estudos acerca desta problemática, continua a ser um problema real nas escolas, constituindo um impedimento à aprendizagem académica e ao sucesso educativo de muitos alunos. A dislexia afeta não só a aquisição da leitura mas também a escrita e, uma vez que a leitura é a base para muitas aprendizagens, acarreta consequências negativas em muitos outros domínios académicos e tem impacto em todo o percurso escolar. A intervenção será então essencial para o sucesso educativo do aluno com dislexia, nomeadamente se melhorar o seu desempenho na leitura através da recuperação de processos deficitários. Com este problema em mente iniciámos a presente investigação que visa averiguar a pertinência da intervenção especializada na dislexia, através da realização de atividades específicas junto de 4 alunos, entre os 8 e os 10 anos de idade com diagnóstico de dislexia e verificar se, após as mesmas, ocorreram melhorias ao nível da consciência fonológica, fluência, precisão e compreensão da leitura. Inicialmente foram aplicados vários instrumentos de avaliação com o objetivo de conhecer o desempenho dos alunos em diferentes componentes da leitura, seguidos de 6 meses de intervenção onde se procurou desenvolver cada uma das áreas avaliadas. Após a intervenção foram aplicados novamente os instrumentos utilizados no início permitindo aferir a sua eficácia. Verificámos que os alunos evoluíram positivamente em todas as áreas avaliadas e intervencionadas, nomeadamente ao nível da fluência e precisão de leitura, compreensão da mensagem escrita, consciência fonológica e correção ortográfica, pelo que se pode concluir que a realização de uma intervenção específica é efetivamente eficaz, apesar de não conseguir eliminar todas as características disléxicas nos alunos.
Specific reading difficulties, particularly dyslexia, are issues that have captured the interest of numerous researchers and, although there are already many studies on the subject, dyslexia is still a real problem in schools, creating an obstacle to academic learning and to the educational success of many students. Dyslexia affects not only the acquisition of reading but also writing and, since reading is the foundation for many learning skills, it has negative consequences in many other academic fields and an impact throughout the school career. The intervention will therefore be crucial for the educational success of students with dyslexia, particularly through improving their reading performance with recovery of deficient processes. It was with this problem in mind that we began this research, which aims to ascertain the merits of specialised intervention in dyslexia by conducting specific activities with 4 students, aged between 8 and 10 diagnosed with dyslexia and to verify whether, after these activities, there have been improvements in phonological awareness, and in reading fluency, accuracy, and comprehension. Initially, various assessment instruments were applied in order to assess the students’ performance in different reading components, followed by 6 months of intervention in which measures were taken to develop each of the areas assessed. After the intervention, the instruments used at the start were applied once again in order to ascertain the effectiveness of the intervention. We observed that the students evolved positively in all the areas assessed and subject to intervention, particularly in terms of reading fluency and accuracy, comprehension of the written message, phonological awareness and spelling accuracy, for which reason it can be concluded that specific intervention is indeed effective, although it cannot eliminate all dyslexic characteristics in students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13651
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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