Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/13649
Título: A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas : um estudo empírico
Autor: Lopes, Luísa Alexandra Matos Ferreira
Orientador: Melão, Nuno
Palavras-chave: Website
PME
Estratégia
Modelos de Maturidade ou de Adoção de TIC
Website
SME
Strategy
Models of IT Maturity
Data de Defesa: 27-Dez-2012
Resumo: A Internet e a Web revolucionaram o mundo ao permitirem comunicações assíncronas, superando barreiras temporais e limitações geográficas. Os Websites popularizaram-se no mundo empresarial, sendo perspetivados como um investimento que deve gerar retorno. Contudo, a avaliação do investimento nesta tecnologia não é de todo trivial ou automática, sendo difícil garantir a sincronização dos Websites empresariais com as efetivas necessidades e estratégia da empresa. As pequenas e médias empresas (PME) desempenham um papel vital em muitas das principais economias em todo do mundo, sendo consideradas pela Comissão Europeia como a espinha dorsal da economia europeia e a maior fonte potencial de emprego e crescimento económico. Em Portugal representam quase 99% do tecido empresarial. A eficácia dos Websites tornou-se um ponto de preocupação para profissionais e investigadores. A presente dissertação analisa os Websites das PME de excelência de 2011 com base num quadro avaliativo fundamentado na literatura existente, com o intuito de auxiliar os líderes das PME que reconhecem a importância crítica da Internet, mas que permanecem com dúvidas sobre a melhor forma de implementar estratégias empresariais utilizando a esta tecnologia. O conhecimento dos pontos vitais ao sucesso desta tecnologia facilitarão o seu implementar estratégico. O uso da Web pelas PME Portuguesas é ainda muito limitado. Uma grande porção das empresas analisadas não tem Websites e uma parte expressiva das que têm Websites apenas possuem uma presença institucional na Web. Através do seu Website apresentam a empresa, publicitam os seus produtos e serviços e divulgam os contatos. A grande maioria dos Websites analisados é explorada bastante aquém do seu potencial, sugerindo uma grande margem para evolução. O alinhamento estratégico desta ferramenta está ainda longe de ser alcançado, sendo necessário ainda percorrer um grande caminho para a sua efetiva integração na estratégia empresarial.
Internet and the WWW have revolutionized the world by enabling asynchronous communications, overcoming temporal barriers and geographical limitations. Websites became popular in the business world, being considered as an investment that should generate return. However, the investment evaluation in this technology is not trivial; it is difficult to ensure the synchronization of business Websites with the company strategy. Small and medium enterprises play a vital role in many of the major economies around the world, being considered by the European Commission as the backbone of the European economy and the largest potential source of employment and economic growth. In Portugal those enterprises represent almost 99%. Effectiveness of Websites has become a point of concern for practitioners and researchers. This dissertation examines the Websites of SME Excellence 2011 based on an evaluative framework based on existing literature, in order to assist SME leaders who recognize the critical importance of the Internet, but remain in doubt about the best way to implement business strategies using this technology. Knowing the successful vital points of this technology will facilitate their strategic implementation. Portuguese SMEs use of Web is still very limited, a large portion of the companies surveyed do not have Websites and a significant portion only have an institutional presence on the Web. Through its Website they feature the company, advertise their products and services and disclose the contacts. The vast majority of Websites analyzed are operated well below its potential, suggesting considerable scope for evolution. The strategic alignment of this tool is still far from being achieved, it takes a great effort by the managers of these companies for integration into the company's strategy.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/13649
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A integração dos Websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.